quinta-feira, 30 de julho de 2009

CFR - VISITA DE ESTUDO EM TRÊS PASSOS - UPVF de Alzira e Celio Keller










































Estivemos em Visita de Estudos com a 8ª série da CFR de Candói, em Três Passos, na UPVF de Alzira e Celio Keller. Logo que chegamos pela manhã o anfitrião nos recebeu amistosamente. Vinha de suas lides diárias. Provocou a turma para "aprender a fazer uma cova para plantar árvores". Mostrou-nos no caminho espécimes de bromelias e orquídeas que eles cultivam na UPVF. Passamos pelo redil da ovelhas. Um local muito bem organizado. As ovelhas sobem uma rampa para ficar no patamar superior durante a noite. Na parte de baixo caem as fezes que posterirmente são utilizadas em toda a Unidade de Produção e Vida Familiar (UPVF). Neste espaço os meninos assistiram a castração de uns cordeiros realizada pelo Wagner D de Ramos (que está ingressando para trabalhar na CFR). Em seguida visitamos seu novo pomar de pessegueiros e de marmelos. Observamos as técnicas de poda e condução das plantas. Na sequência fomos ver uma das fontes organizada em 1985 (de cujo local tem algumas fotos acima). Depois fomos ver as pastagens no sistema de piqueteamento e as bacias de contenção de água. Olhamos os açudes de peixe. O pomar de citricos, onde a meninada colheu e comeu pocan, lima e laranja. Visitamos também sua leiteria feita de forma rústica, mas de muito bom aproveitamento e produtiva. Retornando para perto de casa chegamos em sua 'selaria' onde o Celio trabalha com couros os mais diversos objetos de montaria e arreame. Em frente ao galpão de sua oficina artezanal tem uma espécie de exposição de objetos antigos (ferramentas) as mais variadas. Passamos ainda por sua rica horta e mais adiante os meninos e meninas foram convidados/as a colherem mais pocans e tangerinas. E como havia interesse em levar mudas de bambú, o Celio nos mostrou a técnica de fazer mudas e cerramos uma haste para dividir entre a turma. Indo para os finalmentes de nossa Visita de Estudo a Alzira ofereceu-nos café com leite e refrgerante juntamente com um delicioso bolo recem feito e bolachas. A meninada comeu com disposição (mas de forma educada).
Às 11h12min. nos despedimos do casal anfitrião que nos proporcionou valioso estudo e nos deu o exemplo de diversidade e autosustento agrícola. Aliás, o espaço é muito rico em águas e biodiversidade.
Estes valiosos amigos estudaram em épocas e séries diferentes comigo em Três Palmeiras e em Passo Grande, com algumas de nossas Mestras mais queridas(como a Clotides Geni do Carmo Portela e a Laura Zaias Zelinski). Há um certo tempo são companheiros da Agroecologia. Estão em um processo de transição do sistema convencional (que tem influência da Revolução Verde e do Agronegócio) para um Modelo de Agricultura que seja baseada no respeito à Natureza, à Biodiversidade, à Diversidade Agrícola, ao Cooperativismo e Organização Política. Fazem parte de um Grupo de Agroecologia que se organizou a alguns anos com ajuda do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Candói e entidades de apoio técnicos, como a RURECO (de Guarapuava).

Voltando para a CFR a meninada se preparou para retornar para suas Famílias (pois o Governador Roberto Requião orientou as Escolas Estaduais para dispensar as aulas até o dia 12/08/09 ou até novas orientações, devido à Gripe 'A' Influenza, H1N1). E as Educandas e Educandos levaram consigo um novo Plano de Estudos sobre o tema Agroecologia (II).

Nenhum comentário: