Mostrando postagens com marcador Janela da Memória Histórica de Candói. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Janela da Memória Histórica de Candói. Mostrar todas as postagens

sábado, 27 de agosto de 2011

Janela da Memória Histórica de Candói


O dia de ontem, a semana anterior, o mês passado, o ano anterior, quinze anos atrás... constituem a História. E esta página ( Jornal da antiga Associação Comunitária para o Desenvolvimento de Candói - a ACDC, ano II, de 21/08/1996) é uma pequena mostra daqueles dias, os primeiros anos de Candói emancipado, o seu contexto histórico.

É comum ouvir pessoas reclamar dizendo: "Não dá para dizer nada, para reclamar, fazer uma crítica construtiva, porque o véio é perseguidor, marca as pessoas, prejudica", etc. Mas eu lembro que vivemos uma Democracia de Direito e de Fato. Temos leis, a começar pela nossa Carta Magna, a Constituição da República Federativa do Brasil, que nos dão a prerrogativa de vivermos novos tempos, diferentes daqueles da Ditadura Militar (1964-1984), época que inspirou a novela do SBT,  "Amor e Revolução".

De modo que partimos do princípio de que"Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta constituição" (Art 1º, § único). Encontrei um comentário sobre este princípio que afirma: "Note-se que o poder é do povo (soberania popular) que elege os seus representantes ao outorgar-lhes ou delegar-lhes um mandato parlamentar, para o Legislativo ou para o Executivo. Mas, é importante destacar que, não lhes outorgamos nenhuma procuração para espoliarem, aviltarem e saquearem ao erário em nosso nome e mentirem insolente, descarada e impunemente para toda a nação, dessarte, espezinharem a nossa cidadania e/ou a soberania popular, nos chamando a todos nós de palhaços, além de fazerem menoscaso da ética, da moral, da lei e da ordem".
(Para ler mais entre AQUI).