Mostrando postagens com marcador Legislativo Municipal/Vereadores. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Legislativo Municipal/Vereadores. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 8 de setembro de 2009

"Carta aos Senhores Vereadores" de Candói

Mariclaudia Aparecida de Abreu¹
Decidi escrever porque a oportunidade que os senhores estão tendo para fazer a diferença política é enorme. Então tomei a liberdade de apresentar-lhes algumas reflexões.

O povo depende de vossas atuações, por isso não sejam figurantes no cenário político, sejam atores protagonistas de mudança. Pensem e procurem respostas coerentes sobre qual é a função do vereador, mas principalmente reflitam que ‘quem faz somente o necessário não será lembrado e muito menos reconhecido’.
O político não tem a missão de se promover, mas de promover o cidadão, a cidadania, a cidade da qual ele faz parte, e isto o promoverá. Não o que faz para si mesmo, mas o que faz tendo como objetivo um bem maior (o bem comum). E tal bem não pode ser mesquinho.
Afinal gostaria de dizer: Chega de mesquinharia! O povo não precisa disso! Pois temos consciência e teremos cada vez mais de que a nossa vontade é soberana, como um dia afirmou Rousseau e agora tomamos como nossa a sua crença. E, em especial, temos a certeza de que num mundo capitalista quem paga o salário é o patrão. Quem paga os vossos salários, e, diga-se de passagem, com muita generosidade é o povo. E paga tal salário para que lutem por seus (nossos) interesses. Um patrão não seria tolo se pagasse os melhores salários para os piores funcionários? O povo espera um retorno equivalente ao que paga.
Não façam assistencialismo barato, mas projetos que alcancem a coletividade. Não lutem por particulares, lutem por idéias, por causas, por coisas grandiosas, que dignifiquem o ser humano e sua existência. Aristóteles afirmava que a única maneira de um homem se imortalizar era realizando grandes feitos e a esfera que poderia lhe possibilitar tal coisa era a política. Pensem nisso. Os senhores estão aí e cabe somente aos senhores escolherem o caminho.
Pode-se comprar um voto, mas jamais se compra a admiração e o reconhecimento. Isso são fruto de um caminho construído com muito esforço e competência.
Gostaria ainda de afirmar que do pouco que sei, a única coisa na qual acredito é no caráter, independe de partidos políticos, dos laços de sangue, do grau de instrução. Uma pessoa com um bom caráter não se dobra, não se vende, não traí seus ideais. E isso não se apreende ou faz, vive-se assim. As atitudes de um homem revelam aquilo que ele é.
Acredito que o meio político é sórdido, cheio de artimanhas e de seduções, mas a honra do homem deve valer mais que poucos tostões.
Espero que a minha carta não ofenda alguns dos senhores, mas me sinto no direito e no dever de dizer o que penso e ainda mais de defender o povo do qual também sou parte. Pois pagando impostos contribuíram para eu tivesse um grau de instrução que me permite fazer uma leitura e analise da realidade social e política da atualidade.
O que desejo é que o Candói cresça e prospere em fartura e virtudes. E cabe aos senhores trabalharem pela mudança neste contexto político tão desacreditado. Assim como eu outras pessoas contam e precisam de um trabalho bem feito da parte do Legislativo.
_______________________

1. Graduada em Filosofia; Graduanda em Pedagogia,
cursando o 4° ano na UNICENTRO/Guarapuava.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

LEGISLATIVO MUNICIPAL DE CANDÓI

Que uma Câmara Municipal (Legislativo) tenha uma postura de independência, não seja 'vaquinha de presépio' do Executivo Municipal nem seja por ele (e por ninguém!) controlada, que fiscalize e aprove (ou não!) as Ações da Administração Municipal e vote os Projetos de Lei, tudo certo, normal e saudável no exercício do ofício do cargo público de "representantes do Povo", na Democracia.
Nos perguntamos: O que está acontecendo com a Câmara Municipal de Candói, principalmente com os Vereadores da base aliada (tucana) do atual Prefeito de Candói? Por que eles estão em confronto com o Executivo pelo qual eles tanto trabalharam no período eleitoral e que por ele eram capazes até de brigar? Por que eles denunciam determinados fatos que têm relação direta com o Prefeito (seu correlegionário)? Os Vereadores da 'oposição' estão moderados (elogiam, criticam, cobram, aprovam - e esperamos que continuem fiéis ao compromisso político de trabalhar com e pelo Povo, sem priorizar os seus interesses e projetos pessoais), mas os da situação estão num embate aberto e declarado... É uma guinada muito grande para acontecer em apenas seis meses de administração.
Mais: Será que esta Legislatura de Candói pela primeira vez, em 17 anos, vai escrever uma nova página de um novo capítulo, fazendo valer o Poder Legislativo Municipal de verdade, sem manipulação, sem politicagem, sem serem embolsados e controlados pelo Poder Executivo (ou por quem quer que seja!)? Será que teremos uma Câmara de Vereadores conscientes e comprometida com o Povo (nós todos cidadãos e cidadãs que pagamos seus salários) e pelo bem da população quer e vai trabalhar? Será que de fato estamos tendo a melhor das surpresas que os eleitores e as eleitoras de Candói poderiam ter? Será que é sinal de que pela primeira vez a maioria dos Vereadores serão fiéis ao Povo que os colocou lá através do voto?
Para nós outros não seria nenhuma novidade esta Administração... Mas "não entendemos a postura dos Vereadores aliados do prefeito" (dizem as vozes populares). Não estamos aplaudindo nem recriminando-os por suas atitudes, as quais temos acomapanhado ora ao vivo nas Sessões da Câmara ora através da Rádio Vida (Emissora Comunitária de Candói).
Como cidadãos, contribuintes, moradores, munícipes, trabalhadores... deste Município estamos de ôlho para ver até onde vai este processo e o que ele pretende com tal postura. Um mandato dura apenas quatro (04) anos e depois tudo pode mudar. E, como dizia a campanha institucional da Justiça Eleitoral: "Quatro anos é muito tempo, principalmente quando as coisas não vão bem!" É Legal, Moral e Ético que os representantes do Povo não se intimidem por qualquer pressão, não se vendam, não se deixem enrolar ou manipular por quem quer que seja, por nenhum cacique! Esperamos que nossos Vereadores tenham a honradez, o respeito, o caráter e a fidelidade a quem lhes elegeu e a todos os demais munícipes!!!
Nós candoianos estamos com os olhos abertos, com os ouvidos afinados, com a boca pronta... (se for necessário) observando, conversando, avaliando, fiscalizando. Afinal somos os primeiros e maiores interessados no desenvolvimento de Candói, precisamos inclusive sermos consultados através de Assembléias Populares, de Conferências (Educação, Saúde, Agricultura, Comunicação, etc.), através de nossas Organizações, Associações... para decidir o que nosso Município precisa (para que não sejam construídos "os elefantes brancos" que não servem ao Povo!). Porém jamais igual ao que está a acontecer lá na Cochinchina que algum "representante" de Organizações (Coletivos) se põe a "falar em nome" dos interessados, mas na verdade é "vendido" e está procurando tirar proveito próprio... Acompanhemos os fatos (ainda que isto esteja a milhares de quilômetros daqui) para que aqui não aconteça algo semelhante! Pois "prevenir é melhor que remediar!" E "depois do leite derramado não adianta chorar!"