sábado, 25 de julho de 2009

Casa Familiar Rural (CFR)

"ADMINISTRAÇÃO E MANUTENÇÃOA Casa Familiar Rural é administrada por uma Associação formada pelas famílias, pais de jovens que freqüentam a CFR principalmente. O Conselho de Administração eleito pela Assembléia Geral representa as comunidades.




A Associação organiza a pesquisa participativa nas comunidades, para escolher os Temas para poder elaborar com os Monitores e Educadores o Plano de Formação.




A Associação mantém a CFR, através de um sistema de parceria, com o apoio dos órgãos públicos e privados do município e do estado. Cada família de jovem contribui, trazendo o que produz em sua propriedade, para sua própria alimentação na semana na CFR. Os Órgãos locais, Prefeituras e instituições diversas, apoiam o funcionamento. As Secretarias da Educação e da Agricultura, principalmente, apoiam financeiramente e tecnicamente, dependendo dos Estados.




A Associação regional, ARCAFAR, organiza o apoio no que se refere à Pedagogia da Alternância capacitando os monitores e os responsáveis das associações.




A ARCAFAR de cada região tem a função de representar e de assessorar a implantação das CFR, nos diversos estados, a fim de que as comunidades assumam a decisão consciente e participativa de criar a CFR e minimizando o oportunismo e influências diversas".




Fonte: tranlato literal de 'Planeta Orgânico'.




Em Candói a CFR conta com Apoio/Convênio dos seguintes órgãos:


* Governo Federal;


* Governo estadual;


* ARCAFAR-SUL;


* Associação CFR;


* Prefeitura Municipal (parcialmente, pois ainda seis meses depois que assumiu a "nova administração" não assinou o Convênio com a Associação CFR).


Estamos esperando esta contribuição para o bom andamenbto da CFR e de seus/suas Educand@s!




Candói, 09/06/09.

Nenhum comentário: