Mostrando postagens com marcador FOZ DO JORDÃO: PÕE POR TERRA PATRIMÔNIO HISTÓRICO da ICAR. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador FOZ DO JORDÃO: PÕE POR TERRA PATRIMÔNIO HISTÓRICO da ICAR. Mostrar todas as postagens

domingo, 21 de fevereiro de 2010

FOZ DO JORDÃO: PÕE POR TERRA PATRIMÔNIO HISTÓRICO da ICAR

 O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas (Atos 17:24).

 Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós (I Coríntios 3: 16).


Na Cidade de Foz do Jordão, PR, a comunidade católica está pondo por terra, derribando, destruindo um dos mais bonitos patrimônios históricos de nossa região. O templo da Igreja Católica é da época da fundação da Cia. de Papel e Celulose, a Lutcher, do início dos anos de 1960. Uma obra maravilhosa, costruida em madeira de araucária (pinheiro do paraná) com 50 anos.
Na atualidade, uma obra de tal monta, devidamente registrada como patrimônio histórico... poderia receber apoio financeiro de instituições públicas e privadas para fazer sua manutenção e conservação. Mas não! Ela vai ao chão! Triste fim de um local que participou da história de tantas pessoas e da comunidade em geral. Mesmo não professando a fé católica, lamento pela falta de visão de quem decidiu cometer tal façanha...

Ficamos a nos perguntar:
1) A Comunidade Católica teve a oportunidade de discutir e decidir, de forma organizada e democrática sobre tal empreendimento? Sobre a destruição? Sobre a nova construção?
2) Que interesses estão por trás de tal des-obra?
3) Acaso não será derribado um templo de madeira, porque só se pode sepultar alguém em templo de alvenaria?
4) Será que o patrimônio histórico não tem valor? Só tem valor quem tem dinheiro e quer garantir-se através da construção de um novo templo?
5) Quem será que quer perpetuar seu nome através da pompa, da grandiosidade, do luxo, do esplendor?
6) Será que Deus precisa de um novo templo? Aliás, Deus precisa de templos... senão o coração, a mente, a vida de Homens e Mulheres, que queiram observar sua vontade?
7) Deus não ficaria mais satisfeito se a igreja se preocupasse e criar condições para sanar a fome e a miséria de tantas pessoas, de tantas famílias (inclusive em Foz do Jordão)?

A realidade está posta! Os questinamentos estão feitos! Eu tive a oportunidade de vivenciar muitas experiências dentro daquele local que - criminosamente - estão pondo ao chão! No entanto, parece que para muitos é mais cômodo a omissão, a indiferença, a irresponsabilidade... Envolver-se de forma comprometida com causas mais nobres e justas dá trabalho!

Ai já está ficando só o oco, o vazio, o buraco desta que fora um imponente templo construido em madeira
(Foto Sergio Bucco - 20.02.2010).
Foto PCBueno - 28.02.10 - Olha a carcaça que transformaram!


Foto PCBueno - 28.02.10

Foto PCBueno - 28.02.10