quarta-feira, 22 de julho de 2009

POLÍTICOS DE CANDÓI (Executivos)

Quem é Maurício e quem é Farah? Segundo a ordem caciquista artagônica, que decide sobre questões eleitorais por estes rincões do Paraná, ambos, Maurício e Farah, são apenas dois lados de uma mesma “moeda política”. Ou seja, ambos os cidadãos, têm o apoio e a articulação determinada pelo ‘cacique mor' que faz parte da elite política Legislativa do Estado... Resta saber como será o comportamento administrativo do atual prefeito de Candói. Já conhecemos seu jeito de “mandatário” (1993-1996 e 2001-2004), como ele afirma. Sabemos como centralizava toda a administração, ficando seus secretários como figuras decorativas no poder. De como é capaz de dispensar companheiros para "comandar" sozinho...
Por outro lado conhecemos o jeito de administrar do Maurício, pautado por grande confiança em seu secretariado (nem todos, porém), e de como isto pode representar riscos. Como diz o ditado, “nem muito ao mar nem muito à terra”. Característico do governo Maurício é a não perseguição política. Aliás, durante seu mandato sentiu-se 'perseguido' quem queria fazer exigências segundo seus interesses e não foi atendido... Todo administrador, como “empregado do Povo”, deve trabalhar com profissionais em uma relação de confiança, de forma transparente e democrática. Mas nenhum administrador é iluminado, que sabe tudo, que conhece as prioridades, as necessidades primeiras da população, do município... Todo administrador dentro do regime “democrático” deve saber ouvir a população através não somente de seus “representantes”, os vereadores, mas através de suas Organizações, Instituições, como Associações, Cooperativas, Sindicatos, Movimentos Sociais, Conselhos Populares, dentre outros. Ouvir e procurar atender as necessidades de interesse da coletividade! 
E Donini?!? Como fica neste contexto? Está na mesma relação, obedece as mesmas diretrizes políticas da esfera estadual. Teve seus méritos e seus diferenciais como governo municipal. Além da área agrícola, há quem afirme que teve uma relação muito boa com as pessoas, com os funcionários públicos... (Se posssível retornaremos a esta questão!).
O Candói de 2009 é bem diferente do Candói de 1993... Hoje seu Povo (de modo geral) não é ingênuo, não é desinformado, não é alienado do processo político municipal, nacional e mundial... Está escrito! Quem tem entendimento, entenda! Não venham colocar palavras em minha boca ou dizer coisas que eu não escrevi! E para encerrar esta breve matéria, cito uns versos que compus em 1984: ‘PODER É SERVIÇO NO MEIO DO POVO EM COMPROMISSO SEMPRE DE NOVO’. Bucco “Alea jacta est!” (Júlio Cesar, imperador romano...).

Nenhum comentário: