quinta-feira, 23 de julho de 2009

APP-Sindicato: Viagem a Brasília

Salão Verde
Sindicalistas filiados à APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Paraná, viajamos (e retornamos de) para Brasília a fim de acompanharmos aquela que seria a última votação do PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL d@s Educador@s... Mas acabou não sendo por conta de um 'pedido de vistas' de um deputado de SP, ligado a um sindicato de aposentados daquele estado, alegando que estes não estariam contemplados na Projeto de Lei da Câmara dos Deputados. De modo que a votação foi adiada por mais umas semanas... Mas nós, a despeito de sempre provocarmos alvoroço com nossa presença e participação, estivemos tentando exercer a "democracia participativa".
E hoje, tendo retornado desta viagem, gostaria de começar este texto com um enfoque que de certa maneira apenas complementa o que descreví anteriormente("Sobre 'heróis existem"). Fomos amistosamente recebidos pela polícia do DF, que queria saber para onde iríamos e se estávamos agendados, para que eles pudessem nos ajudar... Quando finalmente, em diversos grupos, nos dirigimos à Câmara dos Deputados, tivemos que atravessar um longo corredor-túnel e passar por um dectetor de metais e os nossos objetos, incluindo o meu chimarreira; em seguida fizeram um cadastro nosso, com CPF, tiraram foto e deram um número 'senha' ou identificação (que derrubei nos primeiros passos, pois iria colocar na camiseta da CNTE (CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO). Para todos os efeitos, o que nos chamou a atenção foi a rigorosidade com que controlam a nossa entrada naquele imenso palácio, com seus intermináveis corredores, salas de comissões, restaurante, exposições, etc, etc! Eu cheguei a provocar a moça que realizou o procedimento cadastral, dizendo: "Quando as pessoas vão em minha casa eu não faço isto com elas!" Mas o 'empoderamento' sem dúvida produz seu gêmio siamês chamado 'encastelamento'!
Logo após o almoço passei pelo 'Salão Verde'! (que amplo, que luxo, com seus 'divãs', espaços com decoração de muito bom gosto, telões televisivos gigantes, etc, etc __ o povo na verdade não pode saber destas coisas maravilhosas! Só sustentar o fausto e a beleza para poucos...) e fotografei a vontade... Mais a tarde fomos impedidos de passar pelo mesmo. Não entendi... Quero retornar ainda a esta fala e, se possível, deixar algumas imagens registradas por nossa passagem. Hasta la vista compañeros, camaradas!!!

Nenhum comentário: