Mostrando postagens com marcador Jornada de AGROECOLOGIA I. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Jornada de AGROECOLOGIA I. Mostrar todas as postagens

sábado, 15 de maio de 2010

9ª Jornada de Agroecologia I

A cidade de Francisco Beltrão recebe a 9ª Jornada de Agroecologia, no Parque de Exposições, a partir desta próxima quarta-feira (19). O evento reunirá aproximadamente quatro mil pessoas das regiões sul e centro oeste do país e representantes da América Latina, e tem como objetivo construir um novo modelo de agricultura, sem o uso de agrotóxicos.
Segundo Roberto Baggio, um dos coordenadores da Jornada, durante quatro dias os participantes assistirão a palestras com renomados pesquisadores, seminários e demais atividades que propõem a troca de experiências. “Queremos que nossos camponeses sejam guardiões da natureza e da biodiversidade”, disse.
Baggio destacou que a educação e a preservação do meio ambiente serão os temas mais debatidos durante o encontro. De acordo com ele, há a necessidade de se trabalhar com um modelo de agricultura que dispense os agrotóxicos e agentes químicos. “Precisamos de uma agricultura sem venenos e agrotóxicos, que beneficie tanto quem planta quanto quem consome”, ponderou.
Segundo Baggio, as palestras têm como objetivo elevar o nível de conhecimento dos produtores. “Preparamos os filhos dos agricultores para que esse conhecimento fortaleça a comunidade”. A Jornada também incentiva a preservação de sementes e animais crioulos. “Todo ano são distribuídas sementes aos participantes, que atuam como agentes de reprodução, pois pegam as sementes num ano e trazem uma certa quantidade delas no ano seguinte”, contou o coordenador. Nesta edição serão distribuídos vários kits com sementes de milho, feijão, adubo verde e 30 variedades de hortaliças.
Jornada de Agroecologia – O evento é organizado pela Unioeste, Fórum Sudoeste e Via Campesina, e nesta nona edição trará as palestras “Análise do Movimento do Capital na Agricultura e suas Consequências”, ministrada por Plínio de Arruda Sampaio, presidente da Associação Brasileira da Reforma Agrária; e “Agrotóxicos e a Contaminação dos Alimentos”, ministrada por Letícia Silva, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre outras com a participação de José Maria Tardin, Larissa Packer e João Pedro Stédile".  Fonte: Agência Estadual de Notícias...
- Imagem