quinta-feira, 15 de outubro de 2009

MST - CUTRALE - TERRAS PÚBICAS - REFORMA AGRÁRIA


A poucos dias o MST de forma justa ocupou uma fazenda de produção de laranja e derribou um pequeno pedaço do laranjal da CUTRALE,  grilera que cultiva em terras públicas, para realizar plantação de alimentos básicos e para chamar a atenção das autoridades, dos "representantes do povo" (deputados e senadores), para a grilagem, a necessidade da Reforma Agrária naquela região e no Brasil. 
Naqueles dias a mídia (a serviço da burguesia capitalista e que só defende o capital, o lucro, as empresas) saiu em defesa da pobre CUTRALE, destacou os prejuízos, o vandalismo,  terrorismo, arruaça, atentado à democracia. Os porta vozes do Agronegócio ( "o grande negócio que gera morte para parte do povo brasileiro e vultosos lucros para uma minoria")¹ sairam com os mesmos e desgastados argumentos contra os camponeses, berrando "CPI do MST", porque estes recebem dinheiro público via ONGs que o apóiam,  dentre outros... "O latifúndio", já dizia o Mestre Dr Gracialino, "tem as mãos sujas de sangue!" E neste caso as terras, segundo o INCRA, pertencem à União desde 1909. Só 100 anos... A área possui mais de 2,7 mil hectares, utilizadas ilegalmente pela Sucocítrico Cutrale para a monocultura de laranja - o que demonstra o aumento da concentração de terras no país, como apontou recentemente o censo agropecuário do IBGE"².
E isto só não percebe quem não consegue ouvir, ver e falar!  Mas insisto: observe quanta terra pata produzir laranjas, commodities, fazer dinheiro... "O brasileiro José Luís Cutrale e sua família detêm 30% do mercado global de suco de laranja, quase a mesma participação da Opep no negócio de petróleo"³ e que sozinha se apropria de tudo o que ali se produz! Não, alí não se produz alimento para a população!


______________________________________________
³ http://www.veja.abril.com.br/ - Ed 1802, 14/05/2003.

Nenhum comentário: