sexta-feira, 2 de outubro de 2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS



Já se vão meses, anos, desde que a sociedade civil e mais especificamente os Movimentos Sociais da Grande Região Meso Sul do Brasil iniciou mobilização, fóruns, seminários, negociação com Brasília no sentido de instituir uma universidade na nesta parte da Região Sul do Brasil que compreende o Noroeste do Rio Grande do Sul, o Oete de Santa Catarina e o Centro-Sudoeste do Paraná. E tivemos a honra de participar com outr@s companheir@s do Município de Candói do Movimento Pró Universidade, nesta luta por uma Universidade Popular, com outra cara que não aquela da velha e elitizada academia. Nesta luta popular tivemos o apoio de figuras destacadas da política, dentre outras, do Prefeito de Porto Barreiro,  nosso companheiro João Costa.


O projeto da UFFS já passou pela Câmara Federal, pelo Senado, pelas Comissões de Justiça, e em todas as instâncias foi aprovada. Finalmente a lei de criação foi sancionada pelo Presidente da República Luis Inácio da Silva (15.09.09). A UFFS terá um campus e pelo menos cinco campi. Em Chapecó (SC, a sede), Erechim e Cerro Largo (RS), Laranjeiras do Sul e Realeza (PR). Deverá atender inicialmente 2.160 estudantes a partir de março de 2010. O o Reitor pro tempore será o Professor Dilvo Ristoff, da UFSC que é a tutora da nova instituição.


E poderíamos aproveitar o ensejo e perguntar há quanto tempo não se instituia uma nova universidade no Brasil. Seja reconhecido o mérito do Presidente Lula (que muitos acusavam de "analfabeto") em ter sensibilidade aos apelos populares e criar, dentre outras, este complexo universitário na parte Oeste da Região Sul.

Referências: http://www.uffs.edu.br/wp/

Nenhum comentário: