sexta-feira, 23 de outubro de 2009

ENCONTRO PROVIDENCIAL...

Estava eu a fazer algumas compras na seção de frutas e verduras de um supermercado de Candói (20.10.09), quando vejo à minha frente um homem que também exercia o mesmo 'ofício'. Lembrei, apesar de seu óculos de sol, tipo tiara, a disfarçar as madeixas, que se tratava de uma pessoa conhecida. Provoquei-lhe... “Que tal, vamos levar o mercado para casa!?” Iniciamos um bate papo informal... Bem sossegado, cado um concentrado em suas compras o suficiente para não perder a compostura na escolha dos produtos... Perguntei-lhe então: “Teu filho estudou comigo, não?” Ao que respondeu: “Ah, o fulano de tal... Sim, pode ser!” Ele não se recordava que já havíamos conversado em outros tempos. E disse-me: “Ele está ali ao fundo!" Logo o mesmo jovem veio até nós e nos cumprimentamos. Este  (que eu chamava de 'selva', 'floresta', significado do seu nome) fora um gurí muito bom como estudante. Era dedicado, responsável e muito educado.
E o homem, sua esposa e filho são moradores do campo. Residentes da Comunidade de São Pedro. E buscam complementar alguns produtos que não são cultivados em sua Unidade de Produção e Vida Familiar (terreno). Passou a explicar-me que era seu sonho ver seu filho formado em um curso universitário, como fez sua filha ao se formar em administração, mas que seu filho não quisera ir para a faculdade. Faria um curso técnico (tipo pós médio). Mas acabou não fazendo nenhum nem outro. Optou por ficar no campo trabalhando junto com o pai e a mãe.
O pai então falou-me que foi aconselhado por amigos a não forçar o filho a estudar mais fora, em outra cidade, em lugar estranho, pois pois poderia ser que estivesse empurrando seu filho para a malandragem e para a marginalidade. Contou que o mesmo trabalha muito bem nas lidas de cultivo das lavouras e cuidado dos animais... Disse que é um filho de ouro, feliz como vive e como trabalha.
Fiquei avaliando como a escola, por mais descontextualizada..., não consegue arrancar todos os camponeses do do seu habitat e empurrá-los para as cidades. Estava ali um exemplo de uma postura consciente, decidida e realizada! Um jovem que optou por ficar junto aos seus progenitores na área de moradia deles, em um espaço possível de se viver,  se desenvolver e ser feliz! Valeu a pena encontrar e recordar e saber mais!

Nenhum comentário: