sexta-feira, 9 de outubro de 2009

"SE EU SOUBESSE..."

"Se eu soubesse que o Candói estava nesta situação não teria me candidatado a prefeito...". Parece até o início de um poema, mas é um lamento... Desde o início do ano temos ouvido falar, em particular e em público, esta frase por parte do executivo municipal. Pois bem, Candói em termos gerais não está nem um pouco pior do que estava antes (em seus mandatos e dos outros prefeitos). Execeto em alguns pontos fracos da administração anterior, a situação de Candói é das melhores. Pois agora tem uma significativa parcela da população (segmentos) que começou a ver como as coisas funcionam. Uma parte do povo consegue perceber o que é realidade, é fato, é progresso, e o que é markting, propaganda ou falácia. Uma parte das pessoas começaram a entender que democracia se faz não só com o voto (no dia das eleições), mas com consciência, com participação, como sujeitos do processo político, administrativo, histórico. Entendem que os eleitos não podem se dar ao capricho de tomar decisões pelo povo, impôr-lhes políticas, sem antes debater com ele, sem o seu entendimento e consentimento.
Em passado não muito distante (1995-2000) foram fechadas 54 escolas "rurais", em nome de uma "nuclearização do ensino", da "educação de qualidade". As comunidades ficaram sem a Educação e suas maiores referências que eram as escolas e as professoras. Muitas comunidades se esvasiaram de tal modo que praticamente desapareceram. E "alunos" foram trazidos para cidade de ônibus... E as escolas nuclearizadas ficaram parecendo campos de concentração, com 'alunos' quase subindo por cima de professores... Para falar sobre isto pesquisei durante minha Especialização em educação do Campo (2006-2008), quando entrevistei 20 lideranças de diferentes locais. 
E logo depois (2001-2004) foi trazido um tal de "Colégio Bom Jesus" (educação privada, que se dizia "de primeiro mundo") para tomar conta da Educação Pública de Candói. Foi neste tempo que se desaprendeu a fazer Educação, pois se perdeu a autonomia, tudo vinha pronto de fora, inclusive as avaliações. Foi o tempo da Educação fora de contexto, fora da realidade, como me disse uma diretora de escola... E por um custo muito alto! E tudo isto foi feito com base em convencimento e na imposição, segundo dissseram as pessoas entrevistadas em seus depoimentos. Este material está publicado em Monografia pela UFPR, sob o título "O PROCESSO DE NUCLEARIZAÇÃO EM CANDÓI - SUA RELAÇÃO COM OS CONTEXTOS COMUNITÁRIOS E A EDUCAÇÃO DO CAMPO". (Veja artigo abaixo onde tem um resumo da pesquisa).
Então, não dá para reclamar, pois hoje o povo está exercendo a cidadania, está exigindo o que lhe é de direito, o que é bom e justo para todos. Está procurando fazer o debate, a discussão.  Nota 10 para quem participa do processo! Os tempos, a realidade e o povo mudam! Já não são mais inocentes, ingênuos como a muito tempo passado! Isto é desenvolvimento. Não apenas quando se está cheio de recursos materiais... Mas quando se vê, se pensa, se discute, se está junto, nem sempre comungando das mesmas posições e da mesma ideologia.

5 comentários:

Cy disse...

Se eu soubesse que o Candói perderia sua melhores características, talvez não tivesse ficado por aqui...
É lamentável o que fizeram, principalmente com a educação...
Parabéns, Sérgio, por sua luta pelo melhor em nossa comunidade...

SERGIO BUCCO disse...

Assim... Lembro que te entrevistei quando fazia a Especialização em Educação do Campo (UFPR, 2007) e tu foste brilhante em tua fala, demonstrando consciência e visão social. Abjçs!!!

luciano disse...

Acompanhando a nossa história, fico imaginando se essas 54 escolas do interior tivessem sido mantidas , ampliadas e melhoradas com todo ou parte do dinheiro que foi investido desde a aquisição do primeiro lote de onibus velhos 1993/1996 (aí começou a c.......) depois entramos num círculo vicioso ( "a manutenção do transporte escolar é um verdadeiro câncer no orçamento da Secretaria Municipal de Educação"), ... - falo por experiência de ter sido o Secretário de Administração nos últimos dois anos 2008/2009 de e tudo o que foi gasto de peças e combustivel para mantê-los até hj... lembro que conversa junto com o ex- Secretário de Educação (Vítor) grande parceiro e olhando os dados dos custos com o transporte escolar "dava vontade de chorar"...
..fico pensando naqueles alunos que acordam lá pelas cinco horas da manhã e vêm engolindo poeira até chegar na escola ... imagine professor esses alunos numa escola ampla e estruturada lá na própria comunidade onde ele mora... ABRAÇO!!

luciano disse...

correção Secretário de Administração em 2007/2008...

SERGIO BUCCO disse...

Bacana, Luciano tua leitura sobre a Nuclearização do Ensino, as despesas com ônibus, um verdadeiro ralo em 'múltiplos' sentidos (desde a compra até a manutenção), os perigos e sacrifícios impostos a Educand@s..., o fim de mais de 50 escolas nas comunidades (e o consequente "campo de concentração" nas vilas e cidade!).
Parabéns por tua participação que apenas dá brilho a este blog!
Abç!!!