terça-feira, 26 de outubro de 2010

FAXINAL SAUDADE DE SANTA ANITA - TURVO - PR

Mística de abertura...
Distante 127 km de Candói, a 1ª série da CFR passou o dia em Visita de Estudo ao Faxinal Saudade de Santa Anita, no município do Turvo. Foram meses de planejamento, contatos e finalmente solicitação de um ônibus do transporte municipal para realizarmos esta viagem da CFR, cujo objetivo era poder contemplar diversos temas de estudo pedagógico.
Passando pela cidade de Turvo o nosso guia foi o companheiro faxinalense Reginaldo, que trabalha tanto no Faxinal como na cidade junto à AGAECO (Associação dos Grupos de Agricultura Ecológica de Turvo). Este rapaz conhecemos em algumas etapas do Curso de Educadores Populares do Instituto Equipe (IEEP), de Irati - PR. No Faxinal fomos recebidos por algumas famílias que nos acolheram com uma mística que tinha como elementos a Bíblia e produtos da terra. Como "tira gosto" foi nos servido amendoím torrado, o que aliás caiu muito bem. As pessoas presentes se desculparam por diversos moradores que estariam conosco neste dia, porém precisavam aproveitar o tempo de plantio.

Apresentação do Faxinal
Saudade de Santa Anita.
Enquanto isto outras pessoas da comunidade iam discorrendo sobre a origem dos faxinais, sua luta por reconhecimento, por visibilidade e garantia de direitos legais. Falaram sobre sua opção pela Agroecologia, o Sistema Silvopastoril, a Biodiversidade (plantio de subsistência, cultivo de erva mate, florestas de araucária, etc, plantas medicinais, hortaliças) e a criação de porcos de raças antigas. Apresentaram sua Agroindústria que tem por base produtos panificados, queijos, doces. E finalmente falaram sobre sua parcipação em Feiras Agroecológicas de Guarapuava e de Turvo, juntamente com Agroecologistas de outros municípios. Na área da medicina alternativa ainda foi nos relatado sobre as terapias do sistema Bio Saúde através de pessoas formadas da comunidade.

Almoço... Hummmmmmm!!!
Almoçando...
Ao meio-dia foi nos servido um almoço com produtos do campo, alimentos produzidos no faxinal. Havia alface, repolho, macarrão, arroz, feijão, carnes de porco e de galinha, acompanhados com suco de limão. Tudo preparado com muito esmero, com carinho e cuidado. Saboroso! Todos/as se fartaram. Até alguém que tinha passado por um mal estar... comeu e passou bem. 
À tarde fomos visitar uma horta junto à casa onde primeiro fomos recebidos. A seguir, andando por uma trilha em meio à mata, visitamos uma proteção de fonte que serve água potável para algumas das famílias da área. Depois fomos até a casa da mãe e do pai do Reginaldo, onde vimos um resfriador comunitário de leite (adquirido através do Programa Paraná 12 Meses). Fomos também até uma plantação de ervas medicinais, em seguida ao secador da comunidade e à sua horta.

Pela trilha retornando
da proteção de fonte.
Aqui assinamos um livro de registro da visita ao Faxinal. Em seguida fizemos os agradecimentos pela significativa recepção que tivemos, pelo testemunho de resistência, quando o 'mundo' ao redor quer ver suas florestas no chão, seu modo de vida comunal destruído, seu povo esvasiando a terra e indo para a periferia das cidades. Pelo testemunho de trabalho, de organização e de luta deste povo, que busca a sustentabilidade, a biodiversidade, a preservação dos seus valores culturais e do meio ambiente.
Maioria do grupo de
educandos e educadores...
Visitar este faxinal foi voltar no tempo e reconhecê-lo como um espaço de criatividade e múltiplas possibilidades que tem por base os aspectos social, espiritual e econômico. Estar neste faxinal foi alimentar os olhos com a exuberância da vegetação. Fazer comunhão com este povo é entender sua mística como um sinal de respeito e cuidado pela obra de Deus. Em fim, estar neste faxinal é um retirar-se para conviver com um projeto de vida!

Agroindústria de panificação
onde a comunidade tem
mais uma fonte de renda.

Em casa de Reginaldo ouvindo
as explicações da organização
e economia local.

 

Plantação de ervas medicinais
(aqui alcachofra, logo acima capim limão).

Secador de ervas medicinais.
Note que Jankiel não quer apenas o chá,
mas devorar as folhas...

Nenhum comentário: