segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O TEMPO DOS CORONÉIS

A História do Brasil nos legou uma página política que está na memória escrita da cultura brasileira, conhecida como coronelismo, período que foi de 1889 (Proclamação da República) a 1930 (início da era Vargas). Naquele tempo os coronéis eram os chefes regionais que comandavam e decidiam os rumos das eleições locais e regionais. Estes eram compostos por grandes proprietários de terra, comerciantes, religiosos, industriais e profissionais liberais, dentre outros.
 E entre os coronéis e os eleitores estavam os capangas (às vezes jagunços ou pistoleiros), que exerciam o controle através do "voto de cabresto". "Pois na República Velha, o sistema eleitoral era muito frágil e fácil de ser manipulado. Os coronéis compravam votos para seus candidatos ou trocavam votos por bens matérias (pares de sapatos, óculos, alimentos, etc). Como o voto era aberto, os coronéis mandavam capangas para os locais de votação, com objetivo de intimidar os eleitores e ganhar votos. As regiões controladas politicamente pelos coronéis eram conhecidas como currais eleitorais"¹.
Os municípios eram então chamados de "currais eleitorais". O curral é o lugar onde o gado ou a manada fica confinada nas fazendas ou propriedades rurais. De modo que, em sentido figurado, os eleitores eram considerados o gado ou a manada de burros. Por isso se dizia que o voto era o "voto de cabresto", pois os eleitores eram obrigados a votar nos candidatos apoiados ou indicados pelo coronel aos cargos políticos ou para o próprio coronel. Cabresto é o acesório usado na cabeça dos animais de montaria ou para controle dos animais... 
Passados quase 100 anos ainda persistem algumas práticas herdadas da cultura coronelista, caciquista, caudilhista..., como o voto sob pressão, o voto de cabresto, o curral eleitoral, a corrupção eleitoral, as vendas e compras de votos, o abuso do poderio econômico, o tráfico de influência, os cargos de confiança ou comissionados. O "coroné" ou os coronéis e os capangas atualmente têm outras caras, mas continuam existindo e agindo entre nós, indo inclusive na calada da noite até as casas dos pobres entregar cestas básicas para comprar seus votos! Inda bem que existem pobres, necessitados, que têm dignidade e amor próprio e não estão a venda uma vez a cada dois anos!
De outro modo o sistema está montado, através da mídia, para que o Povo seja crédulo no que ela diz, de forma acrítica, de modo que ele creia em tudo e do jeito que ela apresenta a realidade, ora como o caos, a bagunça, a desordem, diante da qual não se pode fazer nada. Outras vezes a mídia dá seu receituário pronto para que o Povo tome e resolva todos os seus problemas, através de seu pacote terapêutico fechado. Aliás, a própria Educação tem servido para a perpetuação deste quadro de desgraça política e social. Enquanto historiadores e cientistas sociais temos que despender um esforço hercúleo para fazer o 'contra pêlo da história', para ajudar o Povo derrubar o véu que encobre a realidade nua, crua e cruel!!!
_________________________
Fonte:

2 comentários:

lucy da silva disse...

Caro Sérgio, o q é "trazer o povo para a realidade"? trazê-lo para as nossas odéias? fazê-lo mudar de lado?
concordo q ainda existam os "coronéis", de forma mais velada e outras vezes nem tanto... ainda compram votos com "mimos" oferecidos aos eleitores como: óculos, dentaduras, etc... o q o povo precisa realmente é de educação, precisa aprender a pensar e decidir por ele mesmo o q é melhor para o coletivo e desta forma, melhor para sí próprio... do contrário estará sempre sendo puxado de um lado para o outro... qual é o lado certo: o seu, o meu, o de outrem? q cada um possa decidir por sí, ou continuaremos fazendo jus a frase da música:... "he he he vida de gado,gado marcado, gado feliz..."
abraços...
Cy

SERGIO BUCCO disse...

Plenamente de acordo contigo!
Nem o meu nem o teu lado...
Mas que pelo menos o Povo (não tão escolarizado assim) possa tomar a sua própria decisão, não por força de tamanha corrupção que grassa inclusive em nosso meio!!!
O pior é que existe pelo "mundo" até professores que se comportam na forma de ovelha, sem massa crítica para ler o mundo, os jogos de interesses, as contradições...
Sou Educador e trabalho para que o Povo tenha ferramenta e chaves de leitura da realidade.
Sim, o Povo não é gado do curral de ninguém, mas os coroné os querem tornar...
Neste momento não tenho pejo nenhum de pedir votos pra Dilma, que nem é uma doutora, porque não esqueci o que o Dr FHC fez de nosso Brasil. Mas nem por isso misturo as coisas, nem forço ninguém a vir pra nosso lado. Procuro ser sensato, mostrar que ainda a chance junto ao PT, sem dizê-lo que seja o partido mais puro, mais santo, mais ético... que existe, mas é onde, inclusive, ainda tem muita gente respons´´avel e comprometida com o Povo Trabalhador!
Obrigado, amiga, por vir até aqui deixar teus questionamentos e ideias! Abjçs!!!