segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ORIENTAÇÃO ÀS EDUCANDAS E EDUCANDOS DAS ESCOLAS

Arma do atentado violento em SP.
Deverasmente é muita grosseria jogar objetos nas pessoas, sejam água, torta, tomate, ovos, bexiga cheia dágua, bolinhas de papel... Muito pior se for feito contra pessoas mais velhas (eu, por exemplo ficaria transtornado se fizessem isto contra mim). Pois isto pode causar danos irreversíveis. Pode, sem dúvida nenhuma, causar traumatismo craniano. E depois tem que ser feito um exame chamado tomografia computadorizada, que é um exame muito caro!
Pois bem, nossos alunos, como são chamados comumente os nossos educandos, têm o costume de arrancar folhas dos cadernos ou pegar folhas de provas, avaliações, embolar e fazer guerra uns contra os outros. Isto tem algumas implicâncias sócio-ambientais com as quais trabalho a muitos anos:
a) As folhas podem ser aproveitadas na sequência depois que cometemos um erro de escrita, etc., sem precisarem ser arrancadas.
b) Folhas de provas, avaliações, podem ser reaproveitadas no verso.
c) Jogar papéis embolados não é uma atitude que corresponda às boas maneiras.
d) Arremessar bolinhas de papel pode causar traumatismo craniano...
f) Nossas educandas e educandos que estudam em escolas públicas não tem muitos recursos econômicos.
g) Logo, não teriam condições de pagar um exame de tumografia computadorizada em uma clínica particular.
h) Fazer este exame no SUS é muito demorado, tem que esperar na fila, enquanto isto a pessoa traumatizada pode ter seu quadro agravado e ir a óbito.
i) De qualquer modo isto é um crime gravíssimo e não combina de modo algum com uma filha/o de trabalhadores que sabe quanto custa um vintém!
j) E para não ficarmos só na "onda verde", lembramos que podemos ser mais práticos e o meio ambiente agradece se fizermos reaproveitamento do verso das folhas de papel e depois disto, ao invés de arremessá-los às cabeças descalvadas, devem ser enviados para a reciclagem!                               

No endereço a seguir podem ser encotradas frases divertidas sobre o episódio da bolinha de papel AQUI.

Nenhum comentário: