quinta-feira, 23 de julho de 2009

ELEIÇÕES 2008 EM CANDÓI - PR

As Eleições Municipais de 2008 nos trazem diversas reflexões. Houve pela terceira vez em Candói três candidatos a Prefeito (em cinco pleitos eleitorais do Município). O Amaro Mendes de Araújo é Agrônomo, foi Comerciante e Vereador por alguns mandatos (até o atual). Construiu um Plano de Governo bem significativo. Foi crescendo até um nível bom! No entanto depois começou a perder espaço...
O outro candidato, Pedro Tavares ou Pedrinho da Ilha, por força de uma decisão do PT, saiu candidato a Prefeito a partir da estaca zero... O candidato do “tostão contra o milhão”. Tinha um mandato de Vereador nestes últimos quatro anos. É Agricultor (na Península Cavernoso), Motorista de ônibus (Funcionário Público, sendo que amargou perseguições políticas em administração anterior, quando foi mandado trabalhar no outro extremo do Município, ficando a semana longe de sua adorada Família), Vereador (2005-2008), Formando em Administração Pública (Faculdades Campo Real/Guarapuava). Trabalhou fazendo justiça ao mandato que a comunidade candoiana lhe confiou. As estradas de sua comunidade foram arrumadas, uma Escola foi construída (pois uma antiga administração havia fechado a Escola Rural que havia lá), conseguiu verbas para a compra de caminhão para a Associação Comunitária transportar laranja (principal produto da Península Cavernoso ou Ilha...). Foi construído um centro comunitário na Comunidade da Palhada... Foi o atual Prefeito que administrou, mas Pedrinho buscou os recursos. Conseguiu uma das seis Patrulhas Agrícolas para sua Comunidade.
E o último, Elias Farah Neto, conhecido ultimamente pelo Povo como “Pará”, foi o primeiro Prefeito de Candói. Aliás, contrariando totalmente meus conhecimentos de Política na época (1992), por uma decisão do Grupo, decidimos deixar o PT temporariamente (dado que este partido sofria grande preconceito) e migramos para o PST junto com Farah. Tivemos vários candidatos, mas não passamos de “cabo eleitoral”. A primeira dama da época costuma dizer que a campanha eleitoral foi muito bonita, divertida! E foi de verdade. Tínhamos uma equipe com algumas pessoas muito preparadas e acima de tudo com vontade de trabalhar. Na qualidade de Candidato a Vereador fiz uma campanha defendendo um Plano de Governo maravilhoso e as intenções do futuro Prefeito... “Prefiro não comentar” o capítulo seguinte agora! Pois bem, Farah teve um segundo mandato de Prefeito... (2001-2004), findo o qual se retirou estrategicamente para não concorrer à reeleição, por decisão sua (?) não sabemos... E neste ano retornou (vindo do Para?) ao cenário Político candoiano e foi eleito Prefeito (mandato 2009-2012) pela terceira vez.E os números falam por si mesmos, Farah não teve a maioria dos eleitores e do povo candoiano a seu favor neste pleito eleitoral. Mas, de acordo com os princípios da "Democracia" será “o Prefeito de todos!” Eis abaixo o resultado oficial:
ELIAS FARAH NETO (PSDB)A FORÇA QUE VEM DO INTERIORPDT / PSDB 47,41 %4.185 votos.
PEDRO TAVARES (PT)UNIDOS COM O POVOPTB / PT / PMDB 40,90 %3.611 votos.
AMARO (PSC)SOU MAIS CANDÓIPSC / PSB / PSL 11,69 %1.032 votos.
ABSTENÇÕES/BRANCOS/NULOS: ??? Bastante...
Candói, 7 de Outubro de 2008.

Nenhum comentário: