sexta-feira, 11 de março de 2011

A CF 2011 - "FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA"

"Pois sabemos que a criação inteira geme e sofre as dores de parto até o presente"
(Rm 8,22).


         Muito feliz mais esta escolha temática e litúrgica da ICAR para a tradicional campanha da CNBB, para ser refletida durante este tempo que também é uma tradição católica, a quaresma.
         “A Campanha da Fraternidade de 2011, reflete a questão ecológica, com foco, sobretudo, no problema das mudanças climáticas. Ela se coloca em sintonia com uma cultura que está se expandindo cada vez mais, em todo o mundo, de respeito pelo meio ambiente e do lugar em que Deus nos coloca, não só para vivermos e convivermos, mas também para fazer deste o paraíso com o qual tanto sonhamos”, disse dom Dimas.
          GAIA, a Mãe Terra, está a gemer de dores por todos os atentados... que temos feito contra ela, ocupando, destruindo, acumulando, produzindo a qualquer custo, para juntar dinheiro, lucro, riquezas para os dominadores! Pelo desmatamento, pelas queimadas, pelo excesso da criação de bois, pela queima de petróleo e assim por diante.
          GAIA geme por conta da poluição do lixo, dos resíduos sólidos, dos gases das chaminés, dos venenos, dos agrotóxicos, dos resíduos dos esgotos domésticos e industriais, dentre outros.
          GAIA, porém, pode ser salva, recuperada, cuidada! A ânsia humana de depredar tudo para conseguir tudo de forma imediatista pode ser freada, repensada e um novo projeto civilizacional pode ser desenvolvido! Apesar do grandioso estrago, ainda dá tempo de agir, pois a vida rompe barreiras e teimosamente sobrevive!

4 comentários:

lucy da silva disse...

Pois é,Sérgio... Gaia está gemendo e se contorcendo, agitando suas entranhas e mostrando ao homem que ele não é nada, ante a força da natureza... que possamos aprender com essas tragédias, a importância do respeito ao meio em que vivemos... talvez ainda haja tempo... vamos fazer um esforço coletivo em prol do bem estar de todos... excelente lembrança, a de postar uma matéria tão importante...
Parabéns...
bjs...
Cy

Fernanda disse...

Realmente..podemos perceber o quanto esta em voga, e a necessidade de trabalhar este tema. A pertinencia de tal despreendimento, de uma vida "mundana"... nos alertando a refletir sobre tais "gemidos" de modo a escutarmos com atenção o apelo de nossa mãe terra!!
Parabens pela materia...

SERGIO BUCCO disse...

Meninas Amigas!
Obrigado pela força e incentivo!
Estamos aqui para servir aos interesses da coletividade, especialmente se estes forem centrados na proteção e cuidado de Gaia! Abjçs! Sergio Bucco

Alcione FS disse...

Olá sérgio!
boa reflexão. estou iniciando um blog sobre a história da Campanha da Fraternidade, ainda não tem nada especificamente sobre esta Campanha, mas acho que você pode contribuir muito.

http://alcionefs.blogspot.com/