terça-feira, 22 de março de 2011

A DEMOCRACIA É UM BLEFE!


Mafalda tem um ataque de riso ao ler a definição de Democracia.

           A DEMOCRACIA, por definição, quer dizer "governo do povo". Dá a entender que o povo é soberano (em sua maioria). No berço de DEMOCRACIA,  a Grécia, era de acordo com a sociedade de classes e de conformidade com a mentalidade patriarcal ou machista. Isto é, participavam da DEMOCRACIA apenas os homens que fossem ricos (nobres). Ficavam de fora os pobres, as mulheres, os estranjeiros. Mas este era o contexto sociocultural grego.
          Em outros tempos e espaços a DEMOCRACIA adquiriu outras características, sem deixar de ser excludente. Os pobres, os trabalhadores, as mulheres (de modo geral) continuaram excluídos do processo.
          Na atualidade em muitos aspectos a DEMOCRACIA evoluiu. Em nossa DEMOCRACIA há honrosas exceções... Mas dadas suas características de elegibilidade (eleições), de representatividade, o coeficiente eleitoral (oh, mentira!), sem muitos mecanismos de participação direta da população eleitora ou "cidadã", de encastelamento dos "representantes", do escudo da legalidade... a DEMOCRACIA acaba por ser um blefe, um engano, uma falácia... para enrolar os trouxas. Depois das eleições, comumente, uma parte do povo que se entende vitorioso, sai às ruas em passeata, caminhata ou carrreata, com suas bandeiras e palavras de ordem, a comemorar a vitória de seus representantes. Ledo engano...
          E este processo se dá de forma a mais legal possível. Está tudo dentro da lei. E nós, povo, pagamos o pato da festa, digamos, da farra! Na DEMOCRACIA, figurativamente escrevendo, muitas vezes nós colocamos "a raposa para cuidar do galinheiro". Hum... E como ela cuida bem! Cuida pensando sempre em seu próprio bem! Ao "bem comum", ao povo que dá sustentação às estruturas da DEMOCRACIA, são destinadas migalhas dos inúmeros impostos, tributos e taxas que paga. Mas, como dizem alguns políticos cinicamente, eles são "escravos da lei". Certo! A lei que fora elaborada para supostamente respeitar os direitos do povo, tem brechas que facilitam as falcatruas, os desmandos, a corrupção e o abuso de poder.
(Continua, sujeito a revisão...). 

Nenhum comentário: