terça-feira, 18 de agosto de 2009

LEGISLATIVO MUNICIPAL DE CANDÓI

Que uma Câmara Municipal (Legislativo) tenha uma postura de independência, não seja 'vaquinha de presépio' do Executivo Municipal nem seja por ele (e por ninguém!) controlada, que fiscalize e aprove (ou não!) as Ações da Administração Municipal e vote os Projetos de Lei, tudo certo, normal e saudável no exercício do ofício do cargo público de "representantes do Povo", na Democracia.
Nos perguntamos: O que está acontecendo com a Câmara Municipal de Candói, principalmente com os Vereadores da base aliada (tucana) do atual Prefeito de Candói? Por que eles estão em confronto com o Executivo pelo qual eles tanto trabalharam no período eleitoral e que por ele eram capazes até de brigar? Por que eles denunciam determinados fatos que têm relação direta com o Prefeito (seu correlegionário)? Os Vereadores da 'oposição' estão moderados (elogiam, criticam, cobram, aprovam - e esperamos que continuem fiéis ao compromisso político de trabalhar com e pelo Povo, sem priorizar os seus interesses e projetos pessoais), mas os da situação estão num embate aberto e declarado... É uma guinada muito grande para acontecer em apenas seis meses de administração.
Mais: Será que esta Legislatura de Candói pela primeira vez, em 17 anos, vai escrever uma nova página de um novo capítulo, fazendo valer o Poder Legislativo Municipal de verdade, sem manipulação, sem politicagem, sem serem embolsados e controlados pelo Poder Executivo (ou por quem quer que seja!)? Será que teremos uma Câmara de Vereadores conscientes e comprometida com o Povo (nós todos cidadãos e cidadãs que pagamos seus salários) e pelo bem da população quer e vai trabalhar? Será que de fato estamos tendo a melhor das surpresas que os eleitores e as eleitoras de Candói poderiam ter? Será que é sinal de que pela primeira vez a maioria dos Vereadores serão fiéis ao Povo que os colocou lá através do voto?
Para nós outros não seria nenhuma novidade esta Administração... Mas "não entendemos a postura dos Vereadores aliados do prefeito" (dizem as vozes populares). Não estamos aplaudindo nem recriminando-os por suas atitudes, as quais temos acomapanhado ora ao vivo nas Sessões da Câmara ora através da Rádio Vida (Emissora Comunitária de Candói).
Como cidadãos, contribuintes, moradores, munícipes, trabalhadores... deste Município estamos de ôlho para ver até onde vai este processo e o que ele pretende com tal postura. Um mandato dura apenas quatro (04) anos e depois tudo pode mudar. E, como dizia a campanha institucional da Justiça Eleitoral: "Quatro anos é muito tempo, principalmente quando as coisas não vão bem!" É Legal, Moral e Ético que os representantes do Povo não se intimidem por qualquer pressão, não se vendam, não se deixem enrolar ou manipular por quem quer que seja, por nenhum cacique! Esperamos que nossos Vereadores tenham a honradez, o respeito, o caráter e a fidelidade a quem lhes elegeu e a todos os demais munícipes!!!
Nós candoianos estamos com os olhos abertos, com os ouvidos afinados, com a boca pronta... (se for necessário) observando, conversando, avaliando, fiscalizando. Afinal somos os primeiros e maiores interessados no desenvolvimento de Candói, precisamos inclusive sermos consultados através de Assembléias Populares, de Conferências (Educação, Saúde, Agricultura, Comunicação, etc.), através de nossas Organizações, Associações... para decidir o que nosso Município precisa (para que não sejam construídos "os elefantes brancos" que não servem ao Povo!). Porém jamais igual ao que está a acontecer lá na Cochinchina que algum "representante" de Organizações (Coletivos) se põe a "falar em nome" dos interessados, mas na verdade é "vendido" e está procurando tirar proveito próprio... Acompanhemos os fatos (ainda que isto esteja a milhares de quilômetros daqui) para que aqui não aconteça algo semelhante! Pois "prevenir é melhor que remediar!" E "depois do leite derramado não adianta chorar!"

2 comentários:

Nilmar Pucini disse...

É fato que nos deparamos com uma situação realmente nova em termos políticos em nosso municipio, e de fato devemos analisar tal situação com um certo receio, assim dito pois, na rescente história de nosso município as ações do poder legislativo quase sempre (ou todas!) foram tomadas sob influência do executivo, ainda mais nas atuais circunstâncias, a qual a maioria dos seus membros são do mesmo partido da "autoridade" máxima do executivo municipal, assim sendo atitudes como estas aqui expostas nos deixam um tanto quanto receiosos como acima dito, porém com uma certa satisfação com a atual índole de nossos representantes, isso por ser algo inovador, ser atitudes de membros que conseguem pensar por si mesmos e principalmente pelo povo, os quais são repreentantes diretos e antes de tudo são nossos funcionários, atitudes que não são tomadas em influência do coronealismo que sempre imperou, ou ainda impera. Assim fica a mensagem, esperamos que derem continuidade a esse tipo de trabalho, um pouco de otimismo sempre é bom tb né! Parabéns tb a você prof. Sergio pela atitude sempre crítica agora mais "hi-tec" hehe, continue nos colocando a par dos acontecimentos políticos do município, abraço t+

SERGIO BUCCO disse...

Obrigado, mais uma vez, pela tua leitura e análise! Tu demonstras uma capacidade de análise interessante. Gotaria de dizer que não é possível nutrir muitas expectativas... Tomara que os que têm "posição" de consciência e responsabilidade a mantenham, porque acabamos de saber que tem vereador da "opo$ição" que e$tá voando para o$ braço$ da "$ituação", dos privilégio$, do$ FAVORE$, do oportuni$mo, do ade$i$mo, do "embol$amento"... Oxalá seja apenas um engano esta informação! Abç.