sábado, 8 de agosto de 2009

"AMARRA_CABRESTO_CONTROLE"

Dentre outros elementos destaco estes três como resultados de um "convênio" que "amarra", faz "cabresto" e "controle" de tudo e de todos. Pelo menos se tem a intenção e a tentativa. É o caso de uma instituição de ensino que tem tudo para ser a mais genuína escola do campo, com um processo educativo totalmente emancipador... Mas o que pode acontecer é bem o contrário... Ali pode se dar a "domesticação", a "reprodução", a "subserviência", a "exploração", a "enganação", dentre outras porcarias escravizantes!
Deverasmente o que precisa (se é que deva precisar de ‘convênio’!) é se unir com instituições que de forma 'descolada' contribuam respeitando as condições e necessidades daquela casa do saber e daqueles/as Educandos/as que ali frequentam e dele precisam para desenvolver seus Projetos de Vida! Caso contrário “a vaca vai pro brejo” mais uma vez!
Se estivéssemos durante a época da escravidão, do absolutismo, do coronelismo, da ditadura ou do nazismo, então seria ‘comum’ que isto acontecesse. Pois nestas condições as leis (ou a falta delas), a mentalidade e os interesses escusos dos detentores da ‘situação’ convergiriam para que isto fosse “normal”!

Mas estamos vivendo em tempo de democracia, de garantias constitucionais, de direitos humanos e de, mentalidade no mínimo, de tolerância para com a diversidade cultural, sem que ter que “dominar” tudo, botar cabresto (só porque é um dos 'parceiros' que contribuem com convênio!) ou até colocar tudo em um pacotão tipo rolo compressor ou “camisa de força”! E para deixar as coisa bem esclarecidas lembro que isto acontece na Cochinchina!!!

Nenhum comentário: