domingo, 2 de agosto de 2009

AGROECOLOGIA




Há uma busca por alimentos saudáveis produzidos a partir de uma concepção agroecológica. Porém precisamos ter entendimento de que Agroecologia não é só produzir sem os 'agroquímicos' (adubos, venenos ou agrotóxicos). Isto seria o tão falado processo "orgânico" talvez (pois aqui há uma confusão de conceitos ou falta de clareza de definição).
A Agroecologia demanda antes de tudo consciência sobre a vida, o conhecimento, a preservação, o respeito e o cuidado sobre o meio e tudo que o compõe. Ela é pensada a partir de um grupode Agricultores e Agricultoras que se organizam em Associação ou Cooperativa para trocar idéias, experiências, buscarem orientação e produzirem juntos (ou pelo menos apoiarem-se uns aos outros), buscarem de mercados para seus produtos. Tem como alguns de seus pilares a Organização em Rede e a Economia Solidária. Justamente um dos princípios da Agroecologia é a solidariedade que se contrapõe ao espírito capitalista do individualismo, da concorrência e do salve-se quem puder. Como a Agroecologia é regida pelo princípio do cuidado, tem por base a Biodiversidade, a Policultura (animais e vegetais) e a Sustentabilidade.
Complemento esta introdução com as palavras de um companheiro que tem o pé plantado entre os camponeses: "A Agricultura camponesa busca caminho próprio na sua viabilização através do Associativismo e do Cooperativismo, da produção para o autoconsumo familiar, e da Economia Solidária, da industrialização e do mercado local e regional, reconstruindo a diversidade econômica, com sementes e raças crioulas, biodiversidade vegetal e animal e construindo uma rigorosa base de conhecimentos e recursos tecnológicos orientados por modelos de produção ecológicos. Nessa perspectiva, a Agroecologia torna-se uma arma poderosa nas mãos dos camponeses em sua disputa com o agronegócio das multinacionais. (Frei Sérgio Görgen)
Fonte (texto e imagens):

Blog Vozes do silêncio - http://osilenciodasvozes.blogspot.com/


Nenhum comentário: