sábado, 18 de junho de 2011

Povo sem Memória é Povo sem História

          
         A História passou por muitas fazes até alcançar o status de Ciência como nós conhecemos na atualidade. Inicialmente a História estava carregada de mitos, de religiosidade, tinha como função trazer respostas, quaisquer que fossem, para o surgimento das Nações ou para justificar o papel dos deuses entre os Povos. Depois foi utilizada ideologicamente para justificar o poder político, econômico e social e os abusos dos empoderados, como reis, monarcas, presidentes, governadores, prefeitos e outros... E estes papéis, ainda que duvidosos, estão presentes em diversos lugares e situações em nosso Planeta Terra.
          Foi das visões torcidas do sentido da História, como Ciência, que se ensinava nas escolas e universidades, até bem poucos anos, que da História só faziam parte os reis/rainhas, generais, grandes heróis, dentre outros. E o Povo, que constitui os Sujeitos da História, que sustenta toda a base da História, era alijado, excluído do processo histórico.
          Só tinha História quem tinha poder político, poder econômico, os heróis, os vencedores e coisas do gênero. Os trabalhadores e as trabalhadoras que derramam o suor, o sangue e as lágrimas, através do seu Trabalho, ficavam no anonimato, no obscurantismo da memória ou da História Oficial, a História das elites, dos poderosos, os que supostamente tinham pedigree...
          (Continua...).

Nenhum comentário: