domingo, 26 de junho de 2011

V - 10ª Jornada de Agroecologia: 10 anos da Jornada de Agroecologia (JA) e o Projeto Popular de Agroecologia, modelo de Desenvolvimento Sustentável

Darci Frigo, sentado à direita da mesa.

Três observações fundamentais da Conferência proferida por
 Darci Frigo


da Organização de Direitos Humanos Terra de Direitos, que versou sobre a memória da caminhada dos 10 anos da JA...

"A sacola distribuída desde a 1ª Jornada de Agroecologia traz a ideia da troca de sementes como forma de resistência camponesa ao modelo de morte na agricultura...

É a CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) que libera os agrotóxicos, transgênicos e  outros... para a utilização com segurança do povo brasileiro.
No sitio do Ministério está escrito que sua finalidade é
"Prestar apoio técnico consultivo e de assessoramento ao Governo Federal na formulação, atualização e implementação da Política Nacional de Biossegurança relativa a OGM, bem como no estabelecimento de normas técnicas de segurança e pareceres técnicos conclusivos referentes à proteção da saúde humana, dos organismos vivos e do meio ambiente, para atividades que envolvam a construção, experimentação, cultivo, manipulação, transporte, comercialização, consumo, armazenamento, liberação e descarte de OGM e derivados".

"Conservar e trocar as sementes crioulas é a possibilidade de reequilibrar as relações humanas com a Natureza e entre si".

Nenhum comentário: