terça-feira, 28 de junho de 2011

VII - 10ª Jornada de Agroecologia: Como organizar a produção de alimentos e a geração de renda na Agricultura Familiar, Agrária e Camponesa

          

       Conferência por Álvaro Delatorre - MST/RS  

          A base  destes segmentos agrícolas é produzir o seu próprio alimento em suas Unidades de Produção e Vida Camponesa (UPVC).
          A renda não pode ser safrista... Tem que ser pelo menos mensal. Tem que pensar dinâmicas, processos de produção e renda fundados em organizações associativas e cooperativas. Há ser produção de alta alternatividade em nossas UPVCs. Ex.: leite e seus diversos derivados, assim como a cana de açúcar e seus diferentes produtos.
        Temos que pensar experiências pontuais em Agroecologia para experiências massivas. E para isto temos que analisar a gestão das UPVF/Cs, as suas condições, a organização do sistema produtivo, produzir indicadores/referências das condições das nossas UPVF/Cs.
          No quesito da renda, qual é a renda dos camponeses, agricultores do Pr? Qual é o indicador dos impactos à saúde, dos impactos ambientais?
          A nossa luta tem uma dimensão econômica pela Reforma Agrária, pelo fim da exploração no campo... Tem uma dimensão política, pela autonomia política baseada na autonomia coletiva... Tem uma Dimensão ideológica, a mudança do paradigma na questão do processo de acumulação camponesa com vistas à vida de qualidade.

Nenhum comentário: