segunda-feira, 6 de junho de 2011

Id sum id quod sum - Eu sou o que sou


           Já afirmei mais de uma vez em meus espaços virtuais que "eu sou o que sou"! Nem mais nem menos! Não busco a fama, o sucesso, a glória, a prata, o ouro... Tenho plena consciência de que sou apenas peregrino nesta Vida e neste Planeta! Daqui nada levarei e aqui não tenho que provar nada a ninguém. Quero fazer o melhor sem desejar ser o melhor. Para isto tanto quanto me seja possível quero agir junto com meus semelhantes de boa vontade, de sonhos, de projetos, de ação...
          Pois o que sou não é mérito meu. O que sou é resultado da caminhada da humanidade, de sua herança cultural, de suas conquistas e construções ou dos seus desatinos... Afinal, sou bom e sou mau e como diz Paulo de Tarso: "Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço" (Rm 7.19).  
          O que sou é resultado da família onde fui gerado e dos contextos onde fui formado (seja em Carazinho/RS, Guarapuava, Virmond, Laranjeiras do Sul, Ponta Grossa, Candói/PR), dos bons (e às vezes não tão bons) exemplos que tive aqui e alhures... Afinal, eu sou apenas um grão de areia na imensidão do Universo. Meu orgulho, minha soberba, minhas pretensões... são apenas pó levado pelo vento!
          Ainda assim e apesar deste quadro (quase caótico) procuro não fugir de minhas responsabilidades de ser humano e de compromissos de cidadão e de profissional. Estou pronto e em ação fazendo a minha parte e procurando interagir com meus pares onde quer que me encontre! Às vezes na montanha do amor, outras no arraial da fraqueza humana!

2 comentários:

lucy da silva disse...

Que encanto!!! vc está mais espiritualizado, mais maduro nos seus escritos...
belíssimo!!!
tenho saudades de deixar meus comentários no seu blog...
as matérias estão excelentes...
bjs...

SERGIO BUCCO disse...

Primeiramente quero dizer que vindo de sua pessoa é mais do que um elogio! Tens autoridade para escrever...
E finalmente agradeço e reafirmo que tenho consciência e os "pés no chão".