domingo, 9 de maio de 2010

"PUBLICAÇÕES LEGAIS" DO MUNICÍPIO DE CANDÓI E REGIÃO

Acompanhamos as Publicações Legais de nosso Município e de Municíupios da Região Centro no Jornal Diário de Guarapuava (Rede Diários do Paraná) e ficamos perplexos com o tamanho imperceptível das letras. Isté é, tem documentos que são impossíveis de serem lidos. Por exemplo, na publicação do "PPA 2010/2013 - Resumo das Ações por Órgão - Unidade Físico/Financeiro", em 12 páginas (Edição nº 2842, sáb/dom., 08 e 09/05/10), é possível ler com esfoço visual apenas o título. O conteúdo, conforme atesta o referido título, não!
Nos perguntamos, na condição de cidadãos, munícipes, qual é o sentido de publicar tal documento (ou outros, muitas vezes) se não conseguimos decifrar o que está escrito? Qual é o significado de letras tão diminutas? Qual é o propósito destas "publicações legais"?
Na mesma edição, por exemplo, o Município de Pinhão publica um extenso documento com legibilidade suficiente para ser lido sem muito esforço, desde que não se tenha problema ocular.
As Portarias, seja de Candói, sejam de Pinhão, Boa Ventura de São Roque, Turvo, em geral, são um pouco mais legíveis, isto quando não estão borradas...
Se é para dar visibilidade, transparência aos atos públicos das administrações, no caso municipais, então é necessário que elas sejam feitas em letras legíveis, em proporções viáveis de serem decodifidas e entendidas pelos leitores e leitoras!

Nenhum comentário: