sábado, 15 de maio de 2010

9ª Jornada de AGROECOLOGIA II

Terra Livre de Transgênicos e sem Agrotóxicos
Construindo o Projeto Popular e Soberano para a Agricultura

19 a 22 de maio de 2009 – Parque de Exposições – Francisco Beltrão - PR
A Jornada de Agroecologia é uma articulação de várias entidades ligadas aos trabalhadores do campo. Não é apenas um evento anual, mas um conjunto enorme de ações localizadas e dispersas, mas que se orientam numa mesma perspectiva.
A Jornada de Agroecologia tem se firmado, através de suas edições, desde 2002, como uma forma de construir uma ação dinâmica , permanente e aglutinadora de articulação da proposta de Agricultura Familiar Ecológica baseada em uma “Terra Livre de transgênicos e Sem agrotóxicos”.
Os participantes do grande evento e dos eventos nas regiões são na maioria agricultores familiares e sem-terra, de todas as regiões do estado. Mas há participação significativa de estudantes, professores, técnicos e engenheiros agrônomos. No evento maior, realizado anualmente, sempre tem participações de caravanas de outros estados e países.
Os três primeiros eventos (2002, 2003 e 2004) aconteceram no município de Ponta Grossa – PR, e os outros quatro (2005, 2006, 2007 e 2008) na cidade de Cascavel. Como a Jornada não é só o evento anual, mas sim um processo de atividades, acontece eventos durante o ano todo em diversos locais. Eventos que são promovidos pelas regiões e entidades ligadas ao processo da Jornada.
Todo o processo da Jornada de Agroecologia tem tido grande repercussão no campo. Multiplicam-se no estado as experiências de campos de sementes em assentamentos, de produção agroecológica, de criação de centros de estudo em agroecologia, destacando-se a criação da Escola Latino-americana de Agroecologia, no município da Lapa/PR.
A Agroecologia é uma realidade que se confirma e se expande a cada ano no Paraná, no Brasil e no Mundo. São milhares de homens e mulheres que vivem e trabalham no campo reconstruindo as bases ecológicas da agricultura, revitalizando formas organizativas tradicionais de cooperação e seguindo em sua marcha histórica de luta pela terra, de avanço e qualificação na cooperação no trabalho e na gestão da terra e demais recursos naturais, e na conquista da sua emancipação.
Derrotar o latifúndio, não se intimidar frente à violência dos fazendeiros e seus pistoleiros, não se curvar às empresas transnacionais do agronegócio com suas tecnologias da morte – os agrotóxicos e os transgênicos e a nanotecnologia, colocam todo homem e toda mulher praticante da agroecologia na linha de frente em defesa da Vida.
A Jornada de Agroecologia, como expressão desse longo tempo de luta e trabalho das famílias camponesas, revela ao grande público do Paraná e do Brasil, sua escolha corajosa e comprometida que compõe sua alma e sua vida e seu vínculo com as futuras gerações.
É dessa determinação que emerge a força consciente, a militância nas organizações, o trabalho cuidadoso com a Terra, a Água, as Florestas, as Sementes, os Animais, num modo de ser e trabalhar que assegura o sustento da vida e garanta a soberania alimentar com a oferta de alimentos saudáveis.
A articulação dos movimentos camponeses e das organizações de assessoria na Jornada de Agroecologia criou uma situação de lutas e mobilizações que fazem do Paraná a principal trincheira de resistência aos transgênicos das transnacionais.
Jornada no Sudoeste do Paraná
A região sudoeste do Estado do Paraná é formada por 42 municípios, com uma população de 500 mil habitantes, destes em torno de 42% vivem no campo. A região é caracterizada pela agricultura familiar e camponesa, destes 42% 87% das propriedades são consideradas Familiares e camponesas e 94% possuem menos de 50 hectares por propriedades. A região sudoeste lutou muito pelas suas terras e o direito de permanecerem neste espaço, um exemplo é a revolta dos colonos de 1957.
O sudoeste do Estado é um local de muitas organizações, entidades e movimentos sociais e muitos deles surgiram na região e hoje são referência nacional.
Com toda esta história de luta e conquistas da região realizou-se no ano de 2009 a 8ª Jornada de e neste ano de 2010 novamente acontece a 9ª Jornada paranaense de Agroecologia aqui na região.
A 9ª Jornada de Agroecologia acontecerá nos dias 19 a 22 de maio de 2010 no município de Francisco Beltrão, sudoeste do estado do Paraná. Convidamos todas e todos que venham participar com suas caravana desta Jornada de Agroecologia.
Fonte: Liberal - O Jornal do Cidadão
Fonte:  imagem

Nenhum comentário: