sábado, 8 de maio de 2010

NEM BANANA DO MESMO CACHO NEM FARINHA DO MESMO SACO!

Quero dizer, assim como existem vários partidos, cada partido com seu programa, com seu foco, com sua doutrina (que as vezes não significa nada...). Há políticos nos diferentes partidos (assim como há pessoas na sociedade...) que eleitos estão nas administrações e sobre eles não pesa nenhuma acusação de crime (civil, eleitoral, administrativo, etc), mas que por si só, através do modo como exercem o poder já se constitui em um crime que lesa o Povo, as Finanças Públicas, a Pátria... Ou seja, tem aparência de legalidade, de austeridade, de seriedade, de Ética no serviço público, mas não passa de aparência, pois o poço de corrupção é sem fundo!
Há os casos em que, usando a figura da caixa d'água, a água transborda e escorre até a mídia. Há os casos mais escabrosos em que a mídia se ocupa por dias e dias até a exaustão. Agora, por exemplo, no Paraná veio a tona o caso de corrupção através dos funcionários 'laranjas' na Assembléia Legislativa do Estado. São os contratados através dos Atos Secretos, onde se tem desviado milhões dos cofres públicos. Vamos acompanhar e ver se os cabeças serão penalizados...
Do mesmo modo nos diversos partidos políticos, uns são bem fundamentados em seus programas e estatutos, outros nem tanto. Em uns há mais seriedade (não estou falando de sisudez, cara feia!) e em outros menos, até porque têm partidos grandes e outros pequenos (apelidados de 'nanicos'), neles estão também políticos honestos (ou não!), porque na sociedade tem pessoas honestas (ou nâo!), com responsabilidade pública...
Há o caso dos partidos que apenas utilizam-se das siglas partidárias, sem que estas tenham outro significado a não ser serem ferramentas imediatas de eleições e depois o partido fica de lado até a próximo período eleitoral.
E um elemento que nós cidadãos devemos observar é que não podemos generalizar como se todos/as indistintamente fossem desonestos, corruptos, ladrões... E uma vez observadas a história de vida de cada candidato, uma vez feita as nossas escolhas e votado, tendo eleito alguns, devemos acompanhar e participar de seus mandatos, ver e cobrar uma postura de compromisso e responsabilidades com o que pertence a todos, e não deixar que utilizem os bens públicos como meio de privilégios pessoais, como se o dinheiro público (digo, do Povo!) não valesse nada... No entanto políticos ditos de origem humildes têm levantado enormes fortunas e construido império com os recursos do Povo, com o dinheiro dos impostos e tributos que pagamos! Além dos atos de corrupção, superfaturamento, desvios, há o caso, por exemplo, de diárias de viagens de políticos (dos governos municipais ao governo federal), que lhes proporcionam tanto dinheiro em um só dia de viagem (imagine se o cidadão fica dois dias, uma semana fora a "serviço"!)... Enquanto isso, por exemplo, uma professora municipal tem que trabalhar mais de três meses para receber a mesma quantia. Isto é, na mão do político o recurso público não tem valor (é gasto a rodo!), mas para a professora que dá seu sangue através de árduo Trabalho, o mesmo dinheiro tem que "dar cria"! Eita contradição dos diabos! 
Observe o caso do Ministro... O exemplo de outra instância, no Judiciário (STF). Fiquemos atentos, de olhos abertos e informados! Pois "Povo sem memória é Povo sem História!"

Nenhum comentário: