sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

ORIGEM DO NOME CANDOY E MUNICÍPIO DE CANDÓI

          A origem do nome do município de Candói é consenso entre estudiosos e pitaqueiros. É um nome indígena. Teria sido o nome de um Cacique da Tribo dos Votorões que habitavam esta região, um sub-grupo da Etnia ou Nação  Kaingang.
          Na Wikpédia encontramos a informação de que "O ato pioneiro de desbravamento da região do Candói coube ao capitão Manoel Elias de Araújo e sua esposa, Clara madalena dos Santos, donos de grande área de terras entre os rios Cavernoso, Jordão e Iguaçu. O casal não teve filhos e adotou uma criança, a quem batizaram de Ponciano José de Araújo, e que mais tarde seria padre. O padre Ponciano foi vigário da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Tamanduá, hoje Palmeira, no período de 1825 a 1832".
          Como denota o texto, a ocupação do Território de Candói foi resultado da expropriação por parte dos colonizadores brancos de origem européia. Mais uma vez a História ufanista exalta as glórias do "desbravamento", esquecendo que para isto houve enfrentamento, chacina, genocídio dos povos originários da terra, que resistiram à invasão. Uma história criada conta que o cacique com sua tribo, em guerra contra a invasão dos colonizadores ("desbravadores"), para não ter que se entregar como prisioneiro, teria fincado a própria lança em seu peito. No entanto, certo pesquisador que não quiz revelar sua identidade, afirma que existem documentos que comprovam que Candoy e seus irmãos, juntamente com seu povo remanescente, teriam se afastado da região e se refugiado em Chapecó, Santa Catarina. E mais, diz que o nome Candói (da Etnia dos Votorões) sig "cabeça de entre rios", o que seria comprovado pelos rios que circundam este território: Campo Real, Jordão, Cavernoso e Iguaçu.
          Na sequência o mesmo sítio citado continua descrevendo sobre aspectos políticos de Candói. Diz: "Em 21 de dezembro de 1892, foi criado o Distrito Policial de Candoy. No dia 5 de abril de 1913, através da Lei n.º 1.316 foi criado o Distrito Administrativo. Em 30 de dezembro de 1948, através da Lei n.º 199, foi alterada a grafia de Candoy, para Candói. O nome do município, de origem caingangue, é referência ao Rio Candói, afluente da margem direita do Rio Jordão. Trata-se de uma homenagem ao Cacique Candoy, antigo chefe dos índios Votorões".
          Em 27 de agosto de 1990, pela Lei Estadual n.º 9.353, foi criado o município, com o território desmembrado do município de Guarapuava. A instalação oficial deu-se em 1º de janeiro de 1993.

Um comentário:

Adriano disse...

Seria interessante e de muita importância que o "certo" pesquisador que não quis se identificar mostra-se àqueles interessados, inclusive ao poder público, estes documentos, pois eles são parte de nossa história e não podem ser deixado de lado e/ou ficarem obscurecidos.

Ahhhh...parabéns pelo blog. Assima de td é muito útil.
Abraço