terça-feira, 14 de dezembro de 2010

PARA O BOM ENTENDEDOR MEIA PALAVRA BASTA! SERÁ???

Hoje vou fazer umas NEGAÇÕES            
permeadas de algumas AFIRMAÇÕES.
Vou dizer alguns O QUE EU NÃO SOU...
E alguns O QUE EU SOU!
Não sou Ministro da Educação!
Não sou membro do Conselho Estadual de Educação!
Não sou Governador do Estado!
Não sou Secretário estadual de Educação!
Não sou Chefe do Núcleo Regional de Educação!
Não sou Pedago da ARCAFAR-SUL!
Não sou Diretor da Escola Base (CESTAC)!
Não sou Articulador Pedagógico da CFR!
Não sou Presidente da ACFR!
Não sou Coordenador da CFR!
E mesmo que fosse, eu não estaria acima da LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL!
Eu não poderia mudar o número de dias letivos!
Eu não poderia dispensar educandos/as antes do fim do Ano Letivo!
"Eu não poderia e eu não o faria!"

E tem mais EU NÃO SOU...
Eu não sou nascido ontem!
Eu não sou analfabeto!
Eu não sou Educador por favor de ninguém!
Eu não sou fugitivo da Escola!
Eu não sou mentiroso!
Eu não sou fofoqueiro!
Eu não sou oportunista!
Eu não sou neófito!
Eu não sou duas caras!
Eu não sou pau mandado!
Eu não sou pelego!
Eu não sou manipulado por  ninguém!
Eu não sou capacho!
Eu não sou testa de ferro de políticos!
Eu não sou, aliás, analfabeto político!
Eu não sou acusador de ninguém. Estou afirmando apenas que eu não faço parte deste time ai de cima!

          Eu sou apenas um EDUCADOR (vulgo Professor) e minha preocupação é aproveitar ao máximo o período de Estudos (vulgo aulas) dos educandos/as ou TEMPO ESCOLA para que eles/as aprendam, se desenvolvam intelectualmente, melhorem seus conhecimentos científicos e caminhem para uma vida autônoma e transformada!

          Eu (juntamente com meus pares) tenho a preocupação de aproveitar ao bem o tempo de Trabalho para que haja ensinagem e aprendizagem, que os educandos saibam a diferença de estarem preparados para enfrentarem o mundo do trabalho, conquistarem um lugar ao sol, não apenas para fazer de conta, passar a mão nas cabeças dos educandos, nem deixá-los viciados nas facilidades enganosas de quem quer levar-lhes nas costas (ou deles apenas tirar algum proveito futuro) ao invés de ensinar-lhes a caminhar com as próprias pernas, ainda que de mãos dadas, de forma cooperativa e solidária!

Há um porém... Quando as Escolas (seja, por exemplo, - só por exemplo -CESTAC, CFR ou quaisquer outras) não tem sintonia, articulação, sincronia, diálogo... o processo pedagógico não funciona! Não basta que o prédio da Escola seja conservado, pintado ou ampliado. Não é suficiente que o gramado esteja aparado; não se sustenta apenas com árvores podadas e flores bem cuidadas. É preciso que cada uma das partes adultas dialoguem, conversem, façam planejamento, sigam o planejado e, principalmente, haja comunicação entre todas as partes pedagógico-administrativa e educandos/as. Pois o pensamento é captado por uma espécie de osmose, através de raios invisíveis, mas há maneiras de uma EQUIPE DE TRABALHO desenvolver suas atividades se ENVOLVENDO de fato, estando junto, se misturando, sem medo ou nojo da outra parte. Ideias, resoluções, decisões, planos e tarefas são bem melhor comunicados através do corpo a corpo, do que através de intuição, bola de cristal, quiromancia, revelações do além e outros! Porque senão acontece aquilo que ficou famoso na história recente de nosso país (ainda que o exemplo não seja ao mesmo nível e teor): "NÃO SEI DE NADA... NÃO VI NADA... NÃO FALEI NADA... NEM TÔ NEM AI!"

Nenhum comentário: