segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

MENTIRA! MENTIRA! MENTIRA!

Tem um ditado que diz:


Uma mentira repetida mil vezes pode torna-se uma verdade.

          Esta era a máxima de Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda Nazista (Governo de Adolfo Hitler). Aliás, por adotar tal prática ao esconder os escândalos tucanos em seus noticiários, foi sugerido que a Rede Globo fosse chamada de Rede Goebbels. Apesar de que aqui se refere ao problema da omissão na informação. Porém, uma mentira por mais repetida que seja nunca será uma verdade. O que sucede no mundo da propaganda, das notícias, da doutrinação, da política... é que de tanto repetir uma determinada temática ou mentira friamente urdida, ela vai calando nas cabeças, no imaginário popular, no inconsciente e as pessoas passam a aceitar e até contar como fato real, como verdadeiro.
          
          Assim, o Povo que não é 'dono' de jornal, de rádio, de emissora de tv (e outros Meios de Comunicação Social) tem que ficar muito atento ao abuso que se faz destes MCS.  Há que desenvolver o senso crítico suficiente para não ser embolsado por mentiras comerciais, noticiosas, doutrinárias, políticas... Pois isto é o que não falta em nosso meio. Há 'pessoas' tão sem excrúpulo, que de tanto mentirem começam elas próprias acreditarem no que mentem, no que anunciam, no que propagam, como algo veraz. 

          E nós na condição de educadores temos hercúlea responsabilidade de ajudar nossos/as educandos/as a perceberem o descaramento de quem adota a mentira como instrumento normal de trabalho, de relações públicas e políticas. Temos o compromisso, sim, de desenvolver o chamado senso crítico em nossos alunos e alunas! E isto não é doutrinação como quer entender alguém. É sim ajudar a desvendar o 'véu' que encobre os olhos e as mentes das pessoas e não as deixa ver a realidade nua e crua, que às vezes cruel, outras diferente, por vezes gratificantes, mas nunca como os profissionais da mentira pintam ou tendenciosamente anunciam através da mídia local, nacional ou internacional.

          Quando estudava no seminário católico, em Ponta Grossa, ao final da década de 70, o Reitor Pe. Abrão Becher, costumava referir-se aos efeitos das "boas novas" do evangelho. Mas contrapunha às verdades do evangelho (em uma espécie de paráfrase) o "diabolos velho" ou "kaco velho" (do grego παλιές κακές). Lembrando que não é nenhuma tradução literal. É mais um trocadilho com a intenção de exprimir o fato de que a mentira, o vício da mentira, o costume da mentira, estão em nosso mundo e precisamos 'ser prudentes', como dizia o mesmo sacerdote, "pois os filhos das trevas são mais espertos do que os filhos da luz (Lc 16.8). 


          Em Candói, nos últimos dois anos, temos escutado uma tempestade de mentiras de forma sistemática e contínua! Haja ouvidos de penico e paciência para tanta merda! E pior, não são só as mentiras. As meias verdades ditas com intenção de torcer os fatos também são muito perniciosas! E para completar o quadro dos que contam mentiras como verdades, há ainda os arautos, os porta vozes, os testas de ferro dos donos da mentira travestida de verdade. Estes se submetem por interesses mesquinhos, proveito próprio, vantagens pessoais... Mas façamos uma ressalva, nós, o Povo em sua totalidade, não somos crédulos, inocentes, manipuláveis e ignorantes! De tanto ser enganado o Povo tornou-se perspicaz, desconfiado e exigente!

2 comentários:

Angela disse...

Agora de férias, a partir do dia 22, vou acompanhar os MCS locais e ver quantos gatos estão passando por lebre. hehehe!

SERGIO BUCCO disse...

Hehehe... Valeu companheira! Tu podes e tens arcabouço para tanto! Parabéns! Abjçs!!!