sábado, 4 de dezembro de 2010

AS CIDADES DO BEM VIVER

Bolzano
           Posso parecer um remedo de "papagaio de pirata", mas afirmo que sou adepto desta concepção de vida, que tem como princípio fundante o modo de viver slow ou movimento das cidades slow. Ainda que estejamos a milhares de quilômetros da história, da cultura, da mentalidade, do território e do contexto italiano, os quais foram apresentados no seu conjunto de cidades do bem viver (Matera, Parque das Cinco Terras, Bolzano, Levanto e Greve in Chianti).         
Cinco Terras
         Alguns dos temas que me chamaram a atenção são o desenvolvimento local sustentável. Lá não precisa fazer discurso. Daria para fazer um curso só através da observação. Assistimos no globo repórter a busca da identidade cultural baseada nas tradições e costumes desenvolvidos historicamente, a valorização da economia local, a busca do rítmo mais lento, que desenvolve o 'mercado quilômetro zero' pelo qual se se oferece à população alimentosm produzidos ao redor das cidades, frescos, de qualidade, trazidos diretamente pelos produtores, que têm contato direto com os consumidores, a cultura de uva a partir das montanhas de pedra transformadas em patamares, a produção ecológica, as receitas trazidas dos antepassados, a produção da energia própria, a preocupação com o tempo da população para viver melhor, a busca do viver mais lento, diminuindo o rítmo, mais de vagar e a 'secretaria de política temporal', perspectiva na qual uma senhora falou que "não é o dinheiro a coisa mais importante que temos, mas ser o dono do nosso tempo", o transporte limpo, o cultivo das relações da vizinhança e amizade, a atenção e cuidados com idosos, o trabalho e a vida comum onde todos se preocupam com todos, o amor ao território e a proximidade das pessoas que trabalham a terra, em fim, a busca da vida de qualidade, onde a simplicidade e o contato direto com a Natureza não são considerados atraso, mas tecnologia avançada.
Greve in Chianti


          Para ver todos os vídeos do globo repórter desta sexta-feira (03.12.10) clique AQUI..

2 comentários:

Paulo Rideaki disse...

Oi Sergio muito obrigado pelo incentivo.
Fiquei muito feliz por ter gostado da minha crônica!
Sabe as vezes fico questionando sobre a coerencia daquilo que escrevo, e se você gostou acho que estou no caminho certo!
E a propósito por curiosidade vim apreciar o teu trabalho e gostei muito, mas lamento informar que agora em diante não saio mais dele!Seja bem vindo tambem ao meu espaço virtual!
Muito obrigado pelo comentário relevante,faço deles uma razão e motivo para continuar a escrever mais!

SERGIO BUCCO disse...

Caro Paulo!
Eu é que agradeço pelo retorno tão imediato. A vida, a realidade, as exigências... são bem maiores do que este espaço vitual, porém o vejo como uma ferramenta muito pouco explorada.
Força na caminhada!
Abçs!!!