sábado, 14 de agosto de 2010

CAMPANHA ELEITORAL SOB PRESSÃO!

A bastante tempo ou a mais de 50 anos acabou-se o período das "oligarquias agrárias", do "coronelismo", do "mandonismo" no Brasil. E a mais de 25 anos terminou a "ditadura militar brasileira". Porém alguns caciques políticos (há quem diga que são "líderes"), "comandantes" (???), testas de ferro de interesses de fora, de outros e de si mesmos, não compreenderam os novos tempos, as mudanças políticas, o processo de democratização e participação popular. Estes "filhos da ditadura" (como costumo dizer) não conseguiram mudar suas mentalidades conservadoras, antiquadas, autoritárias...
E, como é do conhecimento da maioria dos cidadãos e cidadãs brasileiros/as, estamos no período eleitoral, tempo de fazermos campanha, de mostrarmos quem são nosos candidatos e candidatas, com quem eles e elas têm compromisso, como foram suas histórias até hoje no exercício do poder (daqueles/as  já foram eleitos/as anteriormente), quais são as suas propostas de trabalho com o Povo e a favor dos interesses do Povo e pedirmos votos para termos eleitos/as nossos legítimos representantes nas diferentes esferas de poder.
Acontece que têm uns políticos a respeito dos quais já conhecemos muito bem suas histórias, suas vidas longe dos interesseses populares e seus descompromissos como Povo. Mas neste tempo de eleições eles começam "cair de paraquedas", dar as caras, chegam para falar de obras com as quais eles não têm nada a ver e nem com a classe trabalhadora ou, mais uma vez, para enganar os eleitores e eleitoras com falsas promessas... Por ex., existem o caso dos "bafômetros" que vieram para uso da polícia militar, o caso dos novos ônibus do transporte escolar, que chegaram do governo do Estado aos municípios, como forma da compensação pela pouca ajuda para manter este serviço nos municípios e para justificar os 30% da arrecadação que o Estado do Paraná destina à Educação, o caso da ampliação do CESTAC (Colégio Estadual Santa Clara - uma luta de mais de 10 anos desta Comunidade Escolar): tudo é resultado de "verbas carimbadas do Estado"! Mas sempre aparece alguém procurando tirar proveito eleitoral destas ações públicas, dizendo-se 'pai' de tal iniciativa. Mentira! Os caras mentem senvergonhamente e tem políticos locais que são coniventes com tais mentiras! 
Se alguma coisa chegou a Candói e aqui está sendo costruída, é com o nosso dinheiro que está sendo feita! E não podemos admitir que políticos profissionais, de carreira, de dinastias... se promovam em cima do que é nosso! Não podemos pagar nossos impostos, tributos, taxas... que não são poucos e ainda vermos nosso dinheiro, que retorna como direitos básicos da população (e que já chegam a anos atrazados), ainda sejam utilizados para promover quem não tem nada a ver com nossa luta de anos e anos! Se pelo menos eles se promovessem com seus recursos próprios (que muitíssimas vezes também são frutos de COMI$$ÕES fraudulentas).
Em termos de ação política pública e legislativa estes mesmos políticos não têm nada para falar, para contar, pois no poder (sejam executivos ou legisladores) não têm nada para apresentarem e prestarem contas ao Povo, porque sempre agem contra os interesses da classe trabalhadora. Mais uma vez, dos trabalhadores e das trabalhadoras, eles só querem o voto! E o pior de tudo é que os testas de ferro estão aí para promoverem e projetarem tais nomes e tais figuras em nosso cenário, em nossa realidade. Não tenhamos nenhuma dúvida de que tais testas de ferro estão vendidos por somas financeiras ou por promessas de vantagens futuras.
Sabe aqueles casos de filhos de políticos mais velhos, os "Juniores", que agora se apresentam também eles como candidatos? São aqueles boys imaturos, crias de apartamento que não sabem nada da realidade, festeiros e outros mais... Pois um deles ofereceu para alguém daqui para "fazer sua campanha" a pequena quantia de R$ 20.000,00. Este tipo de político, por ex., não tem nenhum compromisso com Candói, com seu Povo e com outros municípios, onde utiliza a mesma prática e o mesmo engano para tirar os votos dos desavisados... Ele já pagou para alguns. Se for eleito vai cuidar de seus interesses e daqui quatro anos voltará e pagara a alguns de novo para repetir... E a prática segue... E quem aceita dinheiro para este tipo de "serviço de cabo eleitoral" também não merece confiança... E dá-lhe reticências!!!
Tem "linhagens" de políticos que há décadas passadas devastaram nossos recursos naturais, nossa biodiversidade... E quando não havia mais para derrubar, para explorar... então continuaram explorar as "jazidas" da política eleitoral. Haja visto as campanhas milionárias que estamos assistindo estarrecidos, que nos provoca uma justa e santa indignação! Como pode tanto dinheiro rolando apenas para conseguir um cargo eletivo? Por que o processo não é de fato democrático? Por que os que menos têm para oferecer ao povo é que investem tanto para isto?
E para piorar tal quadro de jogo de interesses políticos e econômicos, ainda existe em nosso município a prática do "caciquismo" ou do coronelismo, através das quais estes começam a pressionar cidadãos e cidadãs para que votem nos nomes dos paraquedistas e oportunistas que estão caindo nestes três meses em nosso território. E quando estes caciques não fazem pressão de forma direta, então colocam seus subordinados para fazê-lo!
E como se dão as formas de pressão para que eleitores votem nestas velhas oligarquias que passam o poder de pai para filho? Infelizmente a pressão acontece desde agrados com promessas de melhorar salários de funcionários públicos, de emprego aos seus filhos e filhas, até ameaças mais graves, tipo, perca de vantagens salariais, perca de direitos trabalhistas, dentre outros. E as pessoas ameçadas não têm que apenas votar (de forma secreta!), mas são pressionadas a colocar propagandas políticas (adesivos, etc.) de velhas raposas que querem ter o controle do 'galinheiro' ou de velhos coronéis que querem ter o controle do "curral eleitoral" !
Está mais que na hora de os ventos da Democracia e do respeito à cidadania chegarem em Candói e Região. Está mais que na hora, como já temos feito, de trabalhadores votarem em candidatos trabalhadores, que tenham compromisso histórico com a classe trabalhadora. Não estou dizendo que os candidatos tenham que ser do PT, apesar de que é uma primeira condição. Mas não é tudo, pois nos últimos tempos temos candidatos que estão vendidos aos interesses e projetos das elites.

4 comentários:

lucy da silva disse...

Caro Sérgio, está na hora do respeito a cidadania chegar ao país inteiro...
quando as pessoas deixarem de votar em proveito próprio, com certeza teremos a verdadeira democracia...é lamentável que fatos como esse, do voto sob pressão, ainda aconteçam na época atual... infelizmente crescemos muito em tecnologia, mas moralmente ainda deixamos muito a desejar... mas vamos erguer nossa voz e gritar bem alto na esperança de sermos ouvidos e, principalmente, vamos exemplificar...
bjs...
Cy

SERGIO BUCCO disse...

Obrigado por tu releres e endoçares as minhas parcas notas! Quanto a exemplificar não somos incautos para fazermos em qualquer lugar. Aqui nos limitamos a apontar o problema, a questionar, a criticar... Mas os espaços e "tribunas" para "dar nomes aos bois" são outros. Mas temos que fazer a discussão com os cidadãos e as cidadãs, as pessoas que têm formação, as pessoas de bom senso, as pessoas de boa vontade... e que não toleram estas velhas, viciadas e podres práticas ´de politicagem, ao invés de Política!!! Tenha um lindo fds! Abjçs!!!

lucy da silva disse...

Interessante como em final de mandato ou em época de campanha aparecem obras de fachada, daquelas q ganham votos... e quantos "pais da criança", não é mesmo? e nem precisamos de dna...kkkkkkkk
é simplesmente asquerosa a forma como esses ratos de esgoto enganam os incautos com seu sorriso melífluo e um tratamento tipo "nos conhecemos desde criancinhas"...
vamos torcer para q nosso povo acorde e de a eles, nas urnas, o tratamento q merecem...

SERGIO BUCCO disse...

É sintomático de quem diz "representar o povo"... mas não faz POLÍTICA, no sentido de estar na ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA defendendo o Povo de fato, legislando pela causa popular. Não! Os caras só buscam seu status e seus interesses econômicos. Depois em tempo de eleições chegam apresentando "obras" que são destinações ou retorno do nosso dinheiro dos impostos e tachas que pagamos. Quando muito estes "representantes" aprovaram um projeto do Executivo juntamente com outros legisladores seus pares.
Mas depois aparecem como se fossem OS UNICOS DONOS DAS OBRAS!