sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

COMUNIDADE DA DIVISA ENTREGUE ÀS MOSCAS E O 'ATERRO SANITÁRIO' DE CANDÓI VIROU 'LIXÃO'!

A Comunidade da Divisa situa-se alí onde está a Casa Familiar Rural de Candói (5 km da Cidade de Candói e a 400 m do Ex-Aterro Sanitário, hoje, no dizer popular, "Lixão"!). Não só a CFR está sofrendo com o volume constante de moscas (em sua cozinha) rodeando e sentando nos alimentos, mas toda a comunidade está reclamando sobre o problema. Fomos (quatro Educador@s) ao "Lixão" e tivemos a desagradável sensação de que retroagimos no tempo... O cheiro é insuportável, o visual é desagradável e as consequências piores as piores!
Perguntamo-nos, nós "cidadãos" e "cidadãs" de Candói, que aqui vivemos, constituimos nossas famílias, aqui trabalhamos, produzimos, servimos, pagamos nossos impostos: onde está a vontade política de nossos governantes em gerenciar a questão dos resíduos sólidos?
Qualquer um que visite aquele local vai logo perceber que está completamente fora dos padrões ambientais de condução do processo. Está totalmente fora da legalidade. Pior, tem gente trabalhando ali naquele local imundo!
Por outro lado, a Associação de Catadores ou de Agentes Ambientais, com apoio, formação e condições de Trabalho, não só poderia fazer um excelente serviço de coleta de resíduos sólidos, como poderia ter como contrapartida uma excelente renda mensal. @s Trabalhador@s seriam extremamente beneficiados.
Mas será que os "Representantes do Povo" têm esta Visão Socia, Econômica e Ambiental?!?
As imagens que se seguem (do "Lixão" de Candói) falam por si mesmas sobre o descaso e abandono em que se encontra a questão do LIXO em nosso município. Quer dizer, a "coleta" está sendo feita, mas onde está a campanha maciça de SEPARAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS nas Rádios, nas Escolas, nas Igrejas, nas Instituições diversas??? Não basta "coletar" de qualquer maneira o lixo  e depositá-lo de qualquer jeito, pois é como se varressemos a casa e colocássemos a sujeira em baixo do tapete. Aliás, não basta campanhas junto às comunidades, precisa dar formação, capacitação aos agentes de desenvolvimento ambiental (catadores) e aos profissionais que trabalham com o transporte...
Gerenciar a questão dos resíduos sólidos a partir da fonte e responsabilizar quem "produz" lixo, no início, nas casas, nas moradias e depois dar destino adequado... é uma medida bem mais justa, sustentável, legal! Melhor do que depois virar a confusão criminosa que está aquele 'aterro' e ainda tomar pesadas multas do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e nós Povo ter arcar com a irresponsabilidade pública e ter que pagar a despesa, com recursos que poderiam ser investidos em benefício de quem mais precisa, como por exemplo, uma Usina de Triagem de Recicláveis, com estrutura decente, limpa, equipada, onde @s trabalhador@s pudessem ter Trabalho e Renda! Que tal?

Foto Sergio Bucco (18.02.2010) - Observe que tem gente trabalhando em cima do monte de detritos contaminados, de lixo e recicláveis misturados... Olhe o chorume formando uma das lagoas locais...

Estas 'sacas' carregadas de recicláveis foram enchidas a partir da 'separação' nas piores condições possíveis para um ser humano!

2 comentários:

lucy disse...

Excelente artigo... a questão ambiental só serve de paltaforma política... lixeiras bonitas para
seleção do lixo, logo depredadas por
pessoas sem qualquer educação, quanto mais educação ambiental... infelizmente esses são os nossos governantes... só fazem "firula" para aparecer...

Sergio Bucco disse...

É isto, Lucy! Dei entrevista de meia hora sobre o tema na terça-feira. Conversei com Emerson (Radio Vida) por meia hora sobre estas e outras questões correlatas. Obrigado pela força! Abjçs!!!