segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

LIXO, RECICLÁVEIS E ORGÂNICOS - EDUCAÇÃO E ACONDICIONAMENTO

A questão do lixo (resíduos sólidos) não se resolve apenas ensinando as crianças a depositarem-nos em lixeiras. Tem que ser equacionada tal questão...
Não se restringe às lixeiras das casas, dos condomínios, dos edifícios, das ruas, dos espaços públicos, industriais, comerciais, de serviços...
Perguntemo-nos: e depois da lixeira para onde irá o lixo (resíduos sólidos)?
Aliás, não vai! Os resíduos serão levados, transportados para algum lugar. Ali serão separados, feita a triagem e encaminhados para a reciclagem.
E se o seu destino for apenas o Aterro Sanitário? Será como já se disse: é como colocar a sujeira em baixo do tapete... Aperentemente está tudo resolvido. Mas não! Apenas se escondeu um problema gerado por conta do nível de consumo irracional, que não obedece aos ditames, exigências e limites da Mãe Terra, da sustentabilidade. Problema que nós temos (e com o que 'contribuimos')!
O que nos leva a consumir (e produzir resíduos) é o nível de consumo que obedece aos ditames do capital. E se não repensarmos com urgência nossas práticas de consumo, teremos a degradação da Terra, do solo, da água, da flora e da fauna, da vida!
* Escrito em 23.05.2008 e refeito agora.

Nenhum comentário: