quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

COOPERJEANS CANDÓI - Viva a iniciativa popular!


Esta é uma iniciativa de Trabalho, Produção e Renda para diversos Trabalhadores e suas Famílias em Candói. A COOPERJEANS CANDÓI foi fundada em 02.06.2007. Teve apoio da iniciativa pública através da Câmara Municipal (que aprovou lei dizendo que a COPERJEANS CANDÓI é de 'utilidade pública') e da Prefeitura Municipal. O Prefeito anterior, Maurício Mendes de Araujo, construiu e repassou, em regime de comodato, um barracão para ser utilizado pela cooperativa de jeans. Ele é amplo, arejado e confortável.
Atualmente conta com 23 costureir@s, sendo beneficiadas 25 pessoas na totalidade. E tem uma capacidade ociosa de pelo menos mais 25 Trabalhador@s, devido à falta de máquinas de costura pois as mesmas caberiam no espaço onde está instalada. Cerca de 30 pessoas estão em processo de capacitação em um curso de costura, durante o turno da noite.
Tudo funciona dentro das normas da legalidade. Foram muitas as dificuldades. Mas como disse o Silso Pacheco (mentor de tal iniciativa), "mas nós conseguimos dar a volta por cima".A cooperativa conseguiu mais máquinas e ferramentas de manutenção. Conta com um funcionário que cuida da manutenção das máquinas, do controle de estoque, da contabilidadea segurança e das relações públicas da COPERJEANS. É o José, que se instalou ali juntamente com sua família.
Silso Pacheco destaca como é gratificante trabalhar sem visar lucro pessoal, mas visando o desenvolvimento das pessoas e da comunidade. Nós mesmos somos testemunhas do quanto Silso sonhou, pensou alto, repartiu com outras pessoas seus sonhos e projetos, até que um dia resolveu abrir as portas de sua Estofaria para tal iniciativa. Não era muito o que tinha, mas aquelas poucas máquinas se multiplicaram, o espaço se expandiu e o sonho se tornou realidade. Com isto o poder público foiu se chegando, vencendo resistências e ajudando.
Lá atrás Silso Pacheco falava de sua luta "para ver jovens fora das ruas, da droga, do crime e trabalhando". Isto é mais que real e muitas mães e pais podem testemunhar tal benefício na vidade seus meninos e meninas. E a Professora Marta (que deixou a Educação para auxiliar o companheiro na Estofaria), comunga do mesmo contentamento do marido quando se refere às conquistas do coletivo que acreditou num sonho que mostrou-se viável e foi materializado.
                                   

Nenhum comentário: