sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

VOLTOU "A ALEGRIA DO POVO"!!!

Diante da propalada "Alegria do Povo" perguntamo-nos:

  • Que tipo de Alegria?

  • A qual Povo se refere o dito?

  • Que quantidade de Alegria?
Pense nisto! Avalie! Não entendo como eles podem chamar tudo o que fazem  ao Povo, (ou pior, deixam de fazer!), de "Alegria"! Obviamente, nós aqui do outro lado, sabíamos da verdade! Não fomos enganados nem pegos desprevinidos. Estamos bem, obrigado! Ah, muito alegres!
Alegria do Povo seria (se houvesse aqui) a Participação do Povo, primeiro nas Assembléias Populares, Comunitárias ou por Segmentos. Depois através de Assembléia Geral reunindo as propostas e reivindicações levantadas nas diversas Assembléias anteriormente realizadas. Participação é diferente daquela em que se chama um Conselho Municipal para opinar ou decidir sobre determinada questão, mas que os representantes do Conselho nem sabem a pauta nem discutiram com sua base antes. Isto não é participação... Seria também o Povo sere ouvido erespeitado em suas decisões!
Alegria do Povo teria se houvesse sido respeitada a Educação e as Educador@s do Município de Candói, suas conquistas legais, seu PCCS...
Alegria do Povo  seria também ter as Escolas no Campo que atendessem à vocação e projetos do Povo do Campo. Seria ter transporte escolar de qualidade, sempre que houvesse necessidade. Seria a não super lotação das Escolas Urbanas, em nome da "qualidade" e da "economia", tratandos os Educandos como animais confinados e as Educadoras se arrebentando para 'dar conta do recado'!
Alegria do Povo seria os diversos segmentos que trabalham (depois de concursados) nos diferentes setores que compõem a Administração Municipal, como Motoristas, Agentes de Saúde, Educadores (ou Trabalhadores da Educação em geral), dentre outros profissionais, terem seus Planos de Cargos, Carreiras e Salérios instituidos e respeitados pela Administração Municipal!
Alegria do Povo seria o sistema viário no campo (as estradas) sempre bem arrumadas e conservadas, para a população poder ir e vir, poder transportar seus bens e escoar a sua produção!
Alegria do Povo seria o Povo ter apoio em suas Organizações e Movimentos, ter possibilidade de superar as dificuldades de forma Comunitária, com soluções coletivas, com oportunidade de formação continuada nas próprias Comunidades. Como lembrou Pedro Demo (a propósito "demo" significa "povo"!): "O sistema não teme a um pobre com fome; teme a um pobre que sabe pensar, porque no fundo é indomável. Há algo de indomável no conhecimento ...)"¹.
Alegria do Povo seria a População ter Trabalho, Emprego e Renda.

____________________________________________________________   
¹ DEMO, P. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. 5ª ed. R. de Janeiro: Vozes, 2007.

Nenhum comentário: