quarta-feira, 30 de setembro de 2009

CFR VISITA CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ARLINDO RIBEIRO & PARQUE DAS ARAUCÁRIAS

Foto da entrada do CEEPAR
Os Educandos (7ª série) da CFR de Candói juntamente com dois Monitores (formados técnicos neste Colégio) e um Educador realizamos uma Vista de Estudo ao CEEPAR e ao PA. Foi uma experiência e uma tomada de consciência da Estrutura que representa aquele colégio, de sua organização, de suas realizações... Fomos muito bem recebidos, guiados e atendidas as nossas demandas por saber. Agradecemos ao Diretor Prof. Alacir, seus pares e educand@s que nos acompanharam.
Ficamos boquiabertos ao 'ler' aquele mundo onde se realiza a Educação, a Formação técnica, dentre outras possibilidades. Por alí já passaram um irmão nosso, amig@s, sobrinhos e atualmente lá estudam três sobrinhos e diversos ex-educandos nossos de Candói. Sobre as reticências falaremos depois! E sobre o tempo, estava geladíssimo, com vento cortante e alguns desavisados quase congelaram! Nada porém impediu a gurizada de visitar todas as criações de animais, fazerem perguntas e conhecerem as oficinas de trabalho. Visitamos o novo local para onde recentemente foi transferida a Horta (lugar que era realizado um "experimento da Bayer") e onde o solo está totalmente degradado, cheio de tiriricas.







Após um ótimo almoço (com o qual contribuimos) nos dirigimos ao Parque das Araucárias onde os Educandos acompanhados dos Monitores visitaram e entraram em contato com animais silvestres (veado, porco do mato, macaco, etc) e o Museu de Paleontologia e História Natural (pelo menos eu 'acho' que é isso, de responsabilidade da UNICENTRO). Fiz algumas imagens e fui falar com Resp. Técnico para nos doar algumas mudas de Plantas Medicinais e algumas árvores frutíferas nativas. Fomos prontamente atendidos e o Sr. João nos entregou quantas mudas quisemos. Finalmente passamos pelo centro de Gurapuava, por alguns pontos turísticos e de lazer, pela UNICENTRO e eu fiquei para visitar AC e retonar com minha esposa.

Nenhum comentário: