quinta-feira, 10 de setembro de 2009

COISA ESTRANHAS ACONTECEM NO MUNDO DAS MENTES PEQUENAS...

Coisas, atitudes, falas, rompantes, recalques... Acontecem no mundo pequeno das mentes dominadas por outrem... Ou nas mentes pequenas que só porque ganharam um cargo de confiança, que no máximo pode durar quatro anos (nem vamos discutir o mérito da pessoa, a sua competência, sua seriedade, sua utilidade...), o "poder sobe pra cabeça" (poder de "orelha seca"?) e pensam que estão podendo mandar, se intrometer, se imiscuir onde não lhes compete!
Isto aconteceu na CFR (aquela lá da Cochinchina, porque na de Candói não acontecem estas baixarias e abusos!) poucos dias atrás, quando um cidadão foi buscar verduras a mando de outro, dizendo que fulano manda lá, como disse, "nesta porcaria!" Isto, segundo o mesmo cidadão, porque tem um convênio de repasse de dinheiro...
Muito interessante como "paus mandados" têm a capacidade de se meterem onde não é de sua competência e, ainda por cima, sem o mínimo de respeito, de educação, de boas maneiras, de finesse... Bom, precisaria ter! "Nem tudo o que parece é"!
Pois bem, o fato de uma instituição (qualquer que seja, uma cooperativa, uma associação, uma escola, um clube...) receber dinheiro público através de convênio com outra instituição pública, não dá direito a esta última (ou aos seus subordinados) de se intrometer de qualquer jeito, de interferir sem educação. Tem, sim, que zelar pela boa aplicação do recurso público. Mas que seja muito bem lembrado, o recurso é público! Não é do presidente, não é do governador, não é do prefeito, não é do secretário...
Mas, para determinadas mentes pequenas, tacanhas, imbecis ou insanas, é muito difícil entender isto! Elas precisam de um banho de boa Escola e de humildade. Não basta parecermos humildes na casca! Precisamos cultivar a humildade de dentro para o exterior! Precisamos conhecer o nosso lugar e respeitar o dos demais!

Nenhum comentário: