sexta-feira, 11 de setembro de 2009

"TOMBAR OU TOMBAR A IGREJA"?

Pra início de conversa não se trata de tombar nenhuma igreja! Pois se a igreja é composta pela comunidade dos que creem em determinado deus ou doutrina, então não estamos falando desta... Afinal não gostaria de passar para a História para confirmar um engano que um dia saiu da boca de alguém que disse: "O Sergio é o maior perseguidor da Igreja Católica!" Não faz sentido isto...Só falaria isto se a pessoa não conhecesse meu pensamento e minha postura. Aliás, sou grato por tudo o que recebi da Comunidade Católica, principalmente os anos que estudei no seminário. Lá (seja em Laranjeiras do Sul, no Seminário Xaveriano, seja em Ponta Grossa, no Seminário Diocesano) aprendi muito sobre a vida e as Ciências, principalmente na área de Humanas. Ampliei minha cosmovisão. E talvez o maior aprendizado que tive da igreja foi na área Política. Os anos que militei nas Pastorais da Juventude e da Terra foram decisivos. Pode até parecer um contrasenso, pois eu deveria ter me aprofundado na espiritualidade.
E na Paróquia de Foz do Jordão (antigo Segredo) tive a oportunidade de conviver com o Pe. Vieslau Moravski. Participava ativamente das atividades da Igreja... (Até que sai em 1988, mas esta é outra História). Este sacerdote me ensinou muita coisa. Em suas convicções ele era muito zeloso. Afinal, tinha sua experiência de vida trazida lá da Polônia, da Europa. Ainda no ano de 2008 visitei-o na mesma paróquia e com ele tive a oportunidade de conversar.
Pois bem, sobre o "tombamento" corre a notícia de que se quer derrubar o templo de madeira de Foz do Jordão.  E em seu lugar se pretende construir um templo de alvenaria. Isto seria muito bom para quem desejasse perpetuar seu nome na História. Não que precise tamanha obra para entrar para a História. Seria uma enorme oportunidade para os políticos (que não tem outras obras mais significativas ou políticas para realizar) se promoverem e cabrestearem o eleitorado para as próximas eleições e muitas outras!
O que vemos nesta empreitada é uma tentativa de esquecer as Origens, a Identidade e a História de Segredo (que aliás deveria ser o nome deste lugar, como era conhecido de Norte a Sul do Brasil!). Derribar o templo de madeira seria uma busca de esquecer a Memória e a História da Igreja Católica (ICAR) de Foz do Jordão. Nos questionamos sobre o por que de um templo de madeira! Por que aquele estilo arquitetônico? Por que tombar literalmente um templo com tal estrutura e imponência? (Vide a imagem abaixo).
O que a comunidade católica deveria já ter feito é o Processo de Tombamento daquela obra de 1964 como Patrimônio Histórico Municipal. E para isto pode contar com a Câmara Municipal de Vereadores (que inclusive tem Historiador eleito!), com o Executivo Municipal e todo o Povo. A partir deste processo a única obra que poderia ser realizado naquele local seria a de manutenção ou conservação de tão significativo patrimônio. A propósito, lembro que nos anos 80 o mesmo Pe. Vieslau realizava, com o auxilio de um carpinteiro, a manutenção daquela construção. E o sítio da PMFJ destaca que a construção já é tombada pela Diocese de Guarapuava.
Afinal, se fôssemos olhar para o Cristo da Bíblia, o Galileu, o Jesus de Nazaré, o filho de Maria e José, o Emmanuel, é bem provável que ele não estaria mínimamente interessado em fazer grande palácios da religião, nem suntuosos templos, nem "casa de deus". Pois "Entretanto, não habita o Altíssimo em casas feitas por mãos humanas" (Atos 7.48). Mas poderiam argumentar que a casa é um local de encontro dos cristãos, de oração, de culto... Afinal, apenas consultemos o exemplo de Cristo, o seu testemunho pessoal, o seu ensino, as suas prioridades... Isto, claro, se ainda este Cristo tiver oportunidade "dentro das igrejas", pois mormente Ele é apenas uma referência distante, mas é o que menos conta nas organizações religiosas que os homens inventaram e continuam inventando em seu nome!
Viram como não sou "perseguidor"!?!
Hehehehe... Vou pesquisar mais sobre este
assunto e retornarei para aprofundá-lo!
Referências das imagens:
1. www.pmfj.com.br/secretarias/turismo.htm
2. Bíblia Shedd. Revista e atualizada no Brasil. S. Paulo: Vida Nova; Brasília: Sociedade bíblica do Brasil, 1997.

4 comentários:

paulo césar Bueno disse...

o sergio é uma pessoa preocupado, com questões, sociais e politicas,
e acima de tudo pensa em um mundo melhor para todos..precisavamos de varios sergios bucco no mundo..

SERGIO BUCCO disse...

Hahahaha... Ok, camarada! Faço minha parte e sempre que posso sou parte do Coletivo nas lutas! Obrigado! Abç!

paulo césar bueno disse...

sergio vc tem razão qd diz que Deus não habita em palacios luxuosos, imponentes..
percebemos que as pessoas se mobilizam pra fazer obras grandiosas que representam poder e status..mas não se organizam, para acabar com as desigualdades e o problema de moradias que a população enfrenta..
terra de hipocritas, enquanto pessoas, passam fome outras vivem no luxo,é necessario derrubar a igreja? pois o que vale de verdade é o amor e a conciencia em fazer o bem, não obras pq o tempo corroi ja o amor é eterno e verdadeiro..
vc esta certo sergio.. vamos lutar e não lucrar com o nome de Deus, ou seja vamos ganhar almas para Deus e não dinheiro para os homens..
saudações socialistas

SERGIO BUCCO disse...

Ai, Camarada!
Na mosca! Traduziu meu pensamento!
Obrigado, gurí! Pensar acaba sendo um privilégio em um tempo que muitos pensam pela cabeça de outros! Abraço!
Saudações marxianas!