segunda-feira, 7 de setembro de 2009

CONFERÊNCIA DO PCdoB de Foz do Jordão - PR


Estiveram reunidos na Câmara Municipal de Foz do Jordão/PR, além de camaradas do PCdoB locais, convidados de partidos de esquerda de Candói, os camaradas Ceni (de Pato Branco) e o Prof. Elton (Ex Professor da UNICENTRO - Irati/PR), atual Coordenador do PCdoB na macro Região Centro-sul . A coordenação do evento esteve por conta do camarada Paulo Cesar Bueno. A animação da conferência ficou por conta dos irmãos (músico/cantores) Aliandro e Sandro Mendes de Oliveira. Eles nos fizeram viajar no tempo com as músicas "Pra não dizer que não lhe falei das flores", "Cidadão", "Vida de gado", dentre outras. Tive a satisfação de ver meus ex-educandos na ativa, ocupando os lugares que lhes cabe na realidade histórica que vivemos.

O escopo principal do PCdoB é a busca da superação das desigualdades sociais. “Não queremos dividir a miséria, mas a riqueza” (Prof. Elton). A transição do capitalismo para o socialismo não tem receitas prontas, mas respeitando a diversidade cultural do Brasil se constrói a democracia plural. Toda conquista é fruto da consciência. E fazer política é fazer escolha.


O camarada Ceni discorreu sobre alguns pontos do Novo Plano Nacional de Desenvolvimento do Brasil.


• O petróleo e as riquezas do Brasil são nossos.


Reforma Política (Eleitoral), porque não dá para participar dá disputa eleitoralmente, no sistema como está é um ato de heroísmo.


Reforma Tributária, porque o sistema bancário nos dá quase nada e nos cobra quase tudo.


Reforma agrária, para desconcentrar o latifúndio (grande propriedade) que domina a nossa região.


Reforma Urbana para pensar a moradia, o trabalho, o lazer...


Quando foi aberto ao debate questionei sobre “reformismo e transformação”. Os camaradas que vieram para mediar a discussão responderam que quando Marx e Engels pensaram o socialismo não havia eleições. Tudo acontecia lentamente... E quando haviam mudanças se davam de forma explosiva.


Hoje tudo muda muito rapidamente. E se entende que a revolução é um processo (não se dá de uma hora para outra). Para que um processo revolucionário aconteça é preciso “reformar para avançar". A reforma não é ponto final! É etapa - para que o povo tenha formação, acesso aos bens, à cultura e, acima de tudo, consciência.


• Avançar para o planejamento e zoneamento urbano e do campo.


• Queremos um partido não só de quadros, mas também de massas.


• O PCdoB não admite tendências. Há uma luta histórica pela unidade.


Todos queremos defender o melhor para o nosso local, estado, país em um programa socialista, a partir do conhecimento da realidade local.

4 comentários:

Nilmar Pucini disse...

Encontros como estes são de suma importância no aspecto de fomentar as ideologias e os debates de esquerda tão ausentes e encobertos em nossos pampas!Esperamos que contendas como estas se intensifiquem e que possamos recrutar cada vez mais mentes pensates como as reunidas nessa conferência, para que estas possam somar na nossa luta contra as desigualdades promovidas pelo "porco" sistema em que vivemos...esperamos-te Prof. para nossa 1º conferencia do PCdoB em Candói.

SERGIO BUCCO disse...

Olha, camarada Nilmar, se depender de minha vontade já estou lá antecipadamente, apoiando esta iniciativa e reafirmando:
O Socialismo não morreu!
Viva o Comunismo!
Abç!!!

paulo césar bueno disse...

o professor sergio teve praticipação fundamental na conferencia do pcdob, em foz do jordão dia 07 de setembro, é atraves destes encontros que podemos debater sobre o desenvolvimento regional, ouvindo pessoas como o educador sergio bucco que é um grande visionario progressista, que tem uma visão holistica, de toda a sociedade

SERGIO BUCCO disse...

Obrigado! Gostaria mesmo que tu comentasses sobre o conteúdo do artigo, para saber se não dei 'balão'! Até...