quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

"NEM TUDO O QUE É LEGAL É MORAL"

           Aqui já nos deparamos com uma faca de "dois gumes". Pois há um calhamaço de leis instituídas que estão em vigor, porém são imorais, pois são injustas, são desumanas, são excludentes.
          Ao mesmo tempo há uma série de temas, de ações, de reivindicações... que não estão amparadas em lei, mas que são justas, são uma questão de humanidade, são moralmente corretas.
          Assim, por exemplo, foi legalalizado que determinadas pessoas poderiam (e podem) ser donas, proprietárias, de muitos ou milhares de hectares de terra ou latifúndio. Por outro lado há muitas pessoas que vivem em uma situação totalmente imoral e aética, pois não têm nem onde morar e onde morrer. É legal que um trabalhador ganhe um salário mínimo pelo mês de Trabalho. Mas os lucros exorbitantes auferidos e concentrados "legalmente" nas mãos dos patrões ou empresários é algo imoral.
          E para simplificar o entendimento, temos que lembrar que as leis são instituições humanas, normalmente feitas por grupos em situação de domínio social, político, econômico ou cultural. Do mesmo modo que elas são instituídas de forma imoral e sem ética, podem e devem ser revogadas...

Nenhum comentário: