segunda-feira, 1 de novembro de 2010

POR QUE PT?

Em tempo de descrever aspectos deccorrentes de um processo..., explico minha aparente contradição e a reafirmo: eu não deposito confiança em partido político! Eu ainda confio na pessoa humana, na consciência humana de sua natureza, de suas possibilidades e limites voltados para a coletividade, de sua finitude e dos rastros que podemos deixar sobre este gigante e pequeno planeta chamado Terra. Consequentemente, confio na diversidade das organizações populares, que representam a maioria do povo, compostas pelos pobres, pelos excluídos e marginalizados da sociedade, que  cultivam as sementes da justiça, da compaixão, da libertação, da inclusão, da igualitariedade, do cuidado...


O Trabalho da Educação e do Campo
(Rfr. Adão Preto - RS).
 
Porque o Partido dos Trabalhadores representa uma força simbólica que engloba os trabalhadores, os pobres e empobrecidos, os lutadores do povo, os seus sonhos, as suas demandas, as suas organizações, as suas lutas, a sua história, a resistência à ditadura militar, o sonho de um país socialista, a esperança de um mundo melhor, mais justo, mais fraterno, mais igualitário, mais humano, mais ético, mais transformado...
Poderiam replicar: "Mas o PT não perdeu esta 'força simbólica' ao longo de 30 anos?" Parte desta pujança política deixou de ser o foco de sua luta, porque parte de sua composição talvez nunca chegou a ver assim... Porque a correlação de força com a parcela dominante da sociedade sempre foi muito desigual. Refiro-me à elite conservadora, a classe dos patrões, dos grandes proprietários de terra, da indústria, do comércio, dos banqueiros, dos dominadores, dos exploradores da força de trabalho do povo, aqueles que sempre foram não somente os donos do poder político, mas também da cultura, da economia, da sociedade e do meio ambiente.
Por isso apoio, voto no PT e por tais motivos sou petista! Participei do seu processo de fundação quando ainda era estudante em Ponta Grossa. Fundamos o PT em Candói (junto com gurapuavanos, laranjeirenses, turvenses em 1985) e o terminamos em Candói em 1992, mas este é um outro capítulo desta história. Mas mesmo nos anos em que estivemos fora do Partido sempre apoiamos os seus candidatos e o Lula.
Sempre sofremos muita pressão por sermos petistas, principalmente porque a parcela dominante da sociedade nunca suportou a ideia de que trabalhadores pobres, servidores públicos, camponeses, pudessem fazer política ou mesmo concorrer a cargos eletivos. Sempre fomos vistos como um escândalo político, uma vergonha econômica, uma escória social... Sempre fomos vistos apenas como força de trabalho para sustentar uma minoria privilegiada com nosso suor, sangue e lágrimas!
E finalmente sou petista militante porque sou trabalhador, sou consciente, sou comprometido com a causa dos trabalhadores (as), porque temos companheiros (as) éticos, honestos, valorosos na luta, comprometidos com a causa popular, apoiados historicamente por organizações, entidades de classe, movimentos sociais, e nunca trairam nossa classe, seus companheiros (as), nem fizeram negociatas com a coisa pública. E não poderia deixar de lembrar que trouxe como herança de meu pai e de minha mãe, que me deram o exemplo de sua militância na oposição à ditadura militar brasileira, quando o MDB era um 'guarda chuva' de partidos democráticos (centro, liberais, marxistas, socialistas) e nele se fazia a luta contra o regime ditatorial dos milicos.
Lembro ainda que o PT, na medida que foi ascendendo aos espaços de poder político, foi sendo assediado por forças conservadoras, dominadoras... que queriam entrar em seus quadros e continuar dominando. Não é nada diferente o que sucedde em Candói agora, quando um grupo apoiou um candidato "petista" que "desceu" em cerca de 300 municípios do PR e, segundo dizem, prometeu "entregar o PT" a eles (elementos filiados nos mais diferentes "partidos políticos" direitosos). Imaginamos que tais aventureiros acreditem em fábulas ou práticas que no passado vimos em muitos "partidos", que anoiteciam com uma direção e amanheciam com outra. Isto seria possível em Candói se nós não estivéssemos dentro da legalidade. E mais, apoiamos deputados como Dr. Rosinha, Assis Miguel, Prof. Lemos e Luciana Rafagnin, que foram eleitos também com os nossos votos!!! Aliás, o PT teve para Deputados Estaduais 970 votos e (além dos 863 para o Zeca Dirceu) para Deputados Federais 1158 votos de eleitores/as de Candói. E a própósito, no 2º turno das eleições de 2010 a Presidente Dilma Roussef fez 5027 votos e Serra 3130 votos. Ah, não poderia deixar de reconhecer que entre nós petistas temos também os oportunistas, os aproveitadores, os políticos lacaios, cujo motor são seus interesses e projetos pessoais! Infelizmente...
Um partido político é uma 'ferramenta social' que representa alguns segmentos da sociedade, que tem uma pauta de organização e de luta. E à medida que assume o poder, à medida que começa fazer concessões e se desvia de  sua doutrina, de seu programa, de seu estatuto... já não merece nossa confiança e nosso apoio. Somos filiados e responsáveis pela agremiação política, mas antes de tudo somos humanos, temos formação ideológica e compromisso com as lutas populares e a transformação deste mundo para que seja melhor para todos/as, para que o sistema que está centrado apenas no capital, no dinheiro, na concentração das riquezas, na exploração do trabalho, na exclusão da maioria da população... seja substituido, pois "outros mundos são possíveis"! (FSM, 2003 e 2010).                                  

Nenhum comentário: