quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ACESSO AO 1º ARTIGO DO PDE 2008

PERSONAGENS SILENCIADAS: AS MULHERES NOS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO PARANÁ

Sergio Roberto de Souza Buco
Universidade Estadual do Centro-Oeste - Guarapuava - Pr
Professor Orientador: Dr. Edgar Avila Gandra

RESUMO
Esta pesquisa procura situar o lugar, as condições e as representações da mulher na historiografia e no ensino básico do Estado do Paraná e busca ressignificar o papel da mulher que desde a muito tempo esteve submida na História. Inicialmente busca fundamentação em diversos estudiosos do tema. E vimos o processo de silenciamento até o momento que as mulheres desencadeiam um processo de libertação do mando masculino até sua emancipação. E finalmente foi ao campo dos profissionais da História, especialmente dentro do recorte espacial do Colégio estadual Santa Clara e Casa Familiar Rural, em Candói. Está claro o que está posto como ideal em relação à mulher e o ensino de História, e o que se mostra como limite a ser superado a partir desta pesquisa.

Um comentário:

Miriam Lemos disse...

Olá, Sérgio, estou fazendo um trabalho dentro do tema e vou citar o seu. Só que estou tomando uma surra para fazer a referencia....não encontro a data do trabalho. Aliás,esse é um problema comum em textos que pesquiso na internet, parece que o tempo não passa.
Agradeceria se me desse a referencia com data do seu trabalho. abraços e parabéns pela netinha. Miriam (miriam.teresa@gmail.com)