segunda-feira, 22 de novembro de 2010

DINHEIRO PÚBLICO

          DINHEIRO PÚBLICO quer dizer RECURSO PÚBLICO. E se o dinheiro ou os recursos são públicos, eles são do POVO. Os recursos públicos não são fruto de nenhum milagre econômico, ou benesse de algum político, de alguma árvore ou valores com os quais administradores públicos possam fazer conforme dá em suas cabeças. Poi todos nós quando compramos desde uma caneta... já estamos pagando impostos. Dai tem o IPTU, o ITR, o INSS, etc., etc., etc... Os impostos, tributos ou taxas no Brasil somam quase 100 modalidades. (Pesquise aqui www.portaltributario.com.br ). Aliás, é um assalto institucionalizado!
          Pois bem, se os recursos ou o dinheiro são do POVO, são nossos, então ele não pode servir aos caprichos ou ao bel prazer de nenhum político, seja prefeito, governador ou presidente! Neste sentido o ORÇAMENTO PARTICIPATIVO se constitui uma possibilidade de os governantes não errarem na aplicação das VERBAS PÚBLICAS ou dos GASTOS PÚBLICOS! Pois através do OP os cidadãos e as cidadãs tem a oportunidade de participar, diretamente ou através de suas organizações, estabelcendo o que é prioridade para as comunidades, para os bairros ou para os diferentes setores da municipalidade.
          Pensemos nisto! Ainda chegaremos lá! Nem tudo está perdido!

2 comentários:

lucy da silva disse...

Chegaremos sim, Sérgio,com certeza..
nosso planeta se superou em tecnologia... falamos com o mundo como se estivéssemos no quintal de nossa casa, mas moralmente continuamos no tempo das cavernas...acredito q através de nossos protestos,de nossa persistência em querermos um mundo melhor, acabaremos conseguindo (nós o povo de um modo geral), moralização e dignidade...
acredito q um pontinho de luz unido a muitos outros, formarão um imenso clarão...
bjs...
Cy

SERGIO BUCCO disse...

Que bom q regadue tu tens um ponto de otimismo, reagado com a luz da esperança, com um fio de confiança no ser humano. Eu tenho o maior respeito pelo ser humano hominizado, mas confio desconfiando. Sei que aqui estou parecendo contraditório, mas é o que sinto, como vejo e assim me expresso. Obrigado! Abjçs!