sábado, 5 de junho de 2010

EDUCADORAS E EDUCADORES DE CANDÓI E O PCCV

O que foi feito com vosso PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E VENCIMENTOS (PCCV) construido com a Participação de cada uma de vocês, com a Participação da SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (Administração 2005-2008) que se empenhou em ver ali contemplado e assegurado o respeito aos seus direitos mais elementares, como Trabalhadoras/es da Educação e que contou com o apoio e assessoria da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Paraná???
Quem é o iluminado que sabe tanto de Lei assim a ponto de poder condenar um trabalho construido coletivamente???
Quem é o/a Assessor/a Jurídico/a tão conhecedor/a de Leis (ou maior do que as Leis), como a Constituição da República Federativa do Brasil, a Constituição do Estado do Paraná,  a CLT e outras Leis para dar seus "pareceres" (aquilo "que parece, mas nem sempre é"?) e que faz "parecer" o quê??? Deve ser maior do que a OAB!!!
Os mesmos Direitos que foram assegurados no PCCV das Trabalhadoras/es em Educação do Município de Candói estão no PCCS dos Trabaçlhadores/as em Educação do Estado do Paraná! Quer dizer que aos Professoras/es (diga-se Educadoras/es) do Estado do Paraná é legal, tem base nas Leis Maiores e aqui em Candói segue outra Lei? Tem duas Leis: uma para o Estado do PR e outra para Candói???
Quais são as Leis que regem os Atos Públicos e a formulação de Leis do Município de Candói? Candói segue as Leis de outro Estado ou de outro País? Segue as Leis do Irã ou de qualquer país que tem governo ditatorial???
Ou Professores/as (diga-se Educadores/as) não merecem o respeito e a valorização por parte daqueles que são eleitos para governarem dentro dos princípios da Lei???
Educadoras/es de Candói, que tal trocar de função com os nossos Governantes Municipais só por uma semana? Temos certeza que vocês administrariam muito bem o Município!!! Já a recíproca... Prefirimos não comentar!!! Mas pelo menos os "Representantes do Povo" iriam por a mão na consciência bem rápido, antes de sairem jogando seus Direitos ou seu PCCV na lixeira e no lixão!!!
E finalmente, cá estamos nós preocupados com os/as Educadores/as e consequentemente com os rumos da Educação, de nossas crianças, jovens e cidadãos em geral de Candói. Porque se as/os Educadoras/es forem devidamente respeitadas/os e valorizadas/os profissionalmente se pode esperar que a Educação em seu conjunto ande de bem para melhor.
E vós colegas/os, amigas/os, companheiras/os, camaradas da Educação (Educadoras/es) que atitude estais tomando para impedir que sua VIDA PROFISSIONAL SEJA TRIPUDIADA, VILIPENDIADA E PISADA? Nossa preocupação é com a Coletividade! Porque como diz o Poeta Mário Quintana


" Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!"

7 comentários:

lucy da silva disse...

Caro Sérgio,
bons tempos em q os nosso professores
eram realmente educadores, seres respeitados e admirados por todos, parecendo idolos inalcançáveis...
reconhecidos pelas famílias de seus educandos como verdadeiros mestres q eram responsáveis pela form ação do caráter de seus pupilos, juntamente com a família... o q foi feito deles???
são agora pobres criaturas desrespeitadas pelos alunos, pelos pais, pelo estado... vivem em situação de penúria, muitos deles sendo responsáveis pelo sustento de suas famílias...
Peço a Deus por vcs meus amigos, pq desses governantes q ai estão, naum espero mais nada... mas acreditem, um dia vcs voltarão a ser aqueles MESTRES respeitados e admirados...
quando soubermos colocar no poder pessoas respeitáveis...

SERGIO BUCCO disse...

Cara Lucy! Só me resta concordar com praticamente tudo que tu escreves aqui!
Muito obrigado por tua lucidez e contribuição!

Anônimo disse...

caro companheiro
apesar de tudo,ainda tem quem prefira se calar...
quem tem coragem de lutar pelos seus direitos,merece meus respeitos.sua postura serve de espelho a muita gente e não apenas a educadores.
espero profundamente que candoianos e candoianas levem tudo isso em concideração,nas proximas eleições,porque candói não merece tantos anos nas mãos de pessoas individualistas e exploradoras da boa vontade,de pessoas sedentas d justiça e paz.
um grande abraço;
parabéns pela força de vontade em defender os direitos de todos;
UM FÃ...

SERGIO BUCCO disse...

Obrigado, caro "Fã"! Te conheço e respeito tua postura de comentar de forma anônima. É um direito teu não aparecer... Mesmo longe tu sabes que a rede de intriga pode afetar outras pessoas. Eu só defendo a causa popular porque aprendi fazê-lo com os Mestres. Alguém maior que eu deu o maior exemplo. Eu como o menor de seus servos ando à distância. Tenho muito que aprender ainda!
Grato por tua participação!

Anônimo disse...

Caro Sérgio,
mesmo não agradando a todos, o Plano de Cargos , Carreiras e Vencimentos municipal foi aprovado.Os professors foram vencidos pelo cansaço, pois cada reunião aparecia uma novidade que impedia a aprovação do primeiro plano elaborado.A APP dizia que o plano não era o ideal mas que de acordo com a administração, era o real que a receita do município podia oferecer.Mas vejo que já foi um passo principalmente para o início de uma participação maior por parte dos professores iniciada ainda na gestão anterior e a luta deve continuar no acompanhamento e fiscalização das verbas municipais principalmente as referentes à educação para num "futuro próximo"termos remunerações,formações e condições de trabalho melhores.

Unknown disse...

Nada de anônimo, o comentário anterior é meu.

SERGIO BUCCO disse...

Cara Angela!
Obrigado por interagir!
Sabia que não tinha cara de anônimo! Parabéns...
Vejo que os Direitos de Educadores/as ficam mais uma vez escamoteados.
Mais uma vez ficamos na "esperança" do amanhã, de um outro tempo, de um outro governo... Que venha a respeitar a Educação e os/as Educadores!
Que dê prioridade ao que é prioritário, ao que é a base do desenvolvimento humano, social, cultural, profissional, econômico, político, ambiental...