segunda-feira, 28 de junho de 2010

PARQUE DOS VOTORÕES

Esta araucária está próxima de uma fonte que corre rio abaixo...

A Cidade de Candói tem um Parque Ambiental praticamente em sua área urbana, que teve seu processo iniciado em 1996. Tem uma riqueza biológica ímpar! Junto à sua Biodiversidade conta com inúmeras fontes de água cristalina. De sua flora destacam-se as espécimes de Araucária, de Canela de Imbuia e Guabirova, dentre outras. Há ainda no entorno das nascentes e ao longo dos riachos muitos pés de Samambaias (Xaxins de espinhos). Sua fauna conta com inúmeros pássaros  que ali vivem, procriam ou ali visitam. Alguns reptéis e quadrúpides se arriscam viver neste maravilhoso espaço... O Parque conta com muitas trilhas, de ponta a ponta e por todos os lados, atualmente não tão conservadas. Estas seriam o único espaço permitido a nós humanos andar, observar e nos maravilharmos, fotografar e deixar nossos rastros.
E o cuidado e estruturação deste Parque? Foi iniciado (com um recurso vindo da SEMMA estadual), quase ao final do mandato do Prefeito Maurício Mendes Araújo, o cercamento do terreno com tela e a construção de salas que seriam destinadas a visitantes, a Conferências para Educandos/Escolas do Município, para Educação Ambiental, e como sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Mas não foram concluídas as obras. A atual Administração deu continuidade, mas também já parou há meses... Não fomos ainda verificar as razões. Imaginamos, sinceramente, que devido a outras prioridades. Até porque Educação por sí só não é prioridade. Educação Ambiental é menos ainda!
O Biólogo Marco Antonio Silva, da Prefeitura de Candói, consultado por e-mail sobre a origem e proposta do Parque, nos escreveu que a "Iniciativa foi em 1996. O protocolo foi assinado em 1997. A desapropriação em 1999. O início da instalação em 2008. Com previsão para a apresentação do Plano de Gestão e abertura do Parque em 2011".
Resumindo: o espaço está deteriorando-se. Parte das cercas de tela estão abertas (arrebentadas), as casas em construção estão danificadas. O Parque, em seu interior, está bastante devassado (ou devastado) devido à procura por pinhões para comer nesta temporada. Até lenha algumas pessoas vão buscar lá... Seguem algumas imagens que fizemos amadorísticamente no local (ao final da tarde de 28/06/2010).





















Haveriam inúmeras imagens! Umas mais belas. Outras nem tanto. Mas deixamos estas aqui para sua apreciação.

Nenhum comentário: