sexta-feira, 11 de junho de 2010

O BRASIL TEM CONSERTO E NÓS BRASILEIROS TAMBÉM...

Aliás, nós é que precisamos tomar consciência do que somos, do que temos em nossas mãos e tomarmos posição. Não dá para ficar de molho ou na pretensa "neutralidade", esperando ao "deus dará"! Ou assumimos nossos lugares, se somos cidadãos e cidadãs conscientes, ou então os lacaios, os oportunistas, os raposões, os espertos... assumirão e farão em nosso lugar como lhes APETECE e como tem acontecido em algures, em alhures ou por ai afora...

Estive analisando o título "REDAÇÃO DE ESTUDANTE CARIOCA VENCE CONCURSO DA UNESCO COM 50.000 PARTICIPANTES" e o seu texto. A proposta de redação era 'Como vencer a pobreza e a desigualdade'. O título de seu trabalho foi: 'PÁTRIA MADRASTA VIL'. Parabéns para ela que teve a ousadia de participar e foi vitoriosa!
Depois de reler o material que uma amiga me enviara, fiz uma releitura do texto que recebi por e-mail. Disse eu: 

'Esta 'escritora' tem uma visão bem ampla. Mas também se perde no jogo de palavras. Se contradiz ao negar o que afirma em determinados momentos, ou ao afirmar o que nega. Ela consegue ver as tamanhas contradições do Brasil. Aponta soluções... Mas se enlaça em suas próprias palavras. Às vezes é bem pior do que eu, pois só consegue ver "coisa ruim" à sua frente. Ela ignora tanta coisa boa na vida, na alma, na realidade brasileira... Parece que seus óculos são de cor cinza escuro! Demonstra que ela quer tudo perfeito, tudo dentro de uma lógica de perfeição... Mas esquece que neste país tudo nasceu bagunçado e se criou uma civilização viciada na exclusão, na desiguialdade, na exploração, na corrupção... Este País, entretanto, tem conserto, a passos de tartaruga, mas as coisas "vão entrando nos eixos"! Porém através de minha leitura de seu escrito não estabeleço um julgamento, apenas teço estas observações.'




Fui procurar uma imagem que reproduzisse as idéias da Redação de nossa jovem brasileira, vencedora do Concurso Mundial promovido pela UNESCO.  E encontrei esta aí acima, com a Bandeira do Brasil estilizada e com esta faixa branca com a inscrição "CAOS E FOME". E fiquei a me perguntar: Como pode que no País do AGRONEGÓCIO, que se tornou o maior consumidor mundial de AGROTÓXICOS e o maior EXPORTADOR  de COMMODITIES, diga-se soja, milho, trigo, pinus, carne de boi... existir fome??? Nem vou falar do "CAOS"! Se estes produtos tornam o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil um dos mais espetaculares, e que é responsável pelo "crescimento econômico do País", para onde vai toda a riqueza da PRODUÇÃO  do solo brasileiro??? Como pode tamanha contradição no País que tem a maior produção de alimentos, como diz o discurso do AGRONEGÓCIO, da turma que produz apenas com os olhos fitos no MERCADO, que é a única coisa que os motiva, a qualquer custo??? Quem se habilita a tentar uma resposta?

2 comentários:

lucy da silva disse...

Caro amigo,
vc pergunta em seu artigo: como pode num país tão
rico existir fome? eu pergunto: como pode no país, dito o celeiro do mundo, existir fome? infelizmente esse não é um privilégio nosso, esse caos é mundial... a ganância de alguns, a fúria de "ter" mais do que "ser",de outros, deixa os ricos cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais miseráveis... lamentavelmente estamos vivendo num mundo em q a fúria competitiva fez com q os homens esquecessem a moral em nome de uma pseudo auto-realização (envolvendo inclusive as mulheres nessa fúria insana)... realização em q vale tudo, inclusive passar por cima da dignidade...
mas como vc amigo, ainda acredito em dias melhores... na recuperação do nosso bom senso e da dignidade... cabe a nós, q ainda nos indignamos fazer com q as gerações futuras, através dos bons exemplos, tornem o nosso país,
" a pátria do evangelho e o coração do mundo"...
como disse o apóstolo dos gentios "tudo me é lícito, mas nem tudo me convém".
exemplificando, conseguiremos trazer conosco aqueles q realmente desejam essa mudança...
meu fraterno abraço...
luCY

SERGIO BUCCO disse...

Lucy!!! Tua fala está cada vez mais afiada! Digo, tens uma visão holística (não te ofendo assim?)! Ou seja, de Totalidade, Global!
Me resta agradecer-te mais uma vez, já que não tenho como te oferecer um Prêmio dada a qualidade da redação... Feliz Rio...