quarta-feira, 16 de junho de 2010

CORDIALIDADE

A Cordialidade é um valor excepcionalmente humano. É da essência do ser humano, pois vem do âmago do ser, do latim 'cor, cordis', do coração! Ainda que por vezes seja apenas uma figura de retórica para se parecer bom aos outros, quando na verdade somos uns monstros de grosseria, de maldade, de estupidez. De modo que temos que ter perspicácia e sensibilidade para ver além das aparências. Pois tem muito lobo vestido de ovelha por aí... Tem muita aparência de cordialidade em período eleitoral. Pensando bem, há imitação de cordialidade por parte de alguns políticos em todo tempo. E mesmo que que te odeiam, que sabem que tu não simpatizas com sua farsa e falsa postura, mas fazem de tudo para parecer aos olhos dos outros que está tudo bem! Então, lembremos o Pequeno Príncipe: "Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos" (Antoine de Saint-Exupéry).
Assim estejamos atentos para nossas gentilezas que devem ser fruto da cordialidade, mas estejamos igualmente de olhos abertos para o que é apenas engano, engodo, golpe...

2 comentários:

lucy da silva disse...

Caríssimo amigo,
concordo em grau, gênero e número, com vc...
essa é a tônica de todos os candidatos em época de
eleição... são de uma simpatia comovente, sorrisos
fáceis, afagam criancinhas como se as amassem desde o nascimento... enfim, são de uma hipocrisia
de dar náuseas...
acho q se fossemos analisar direitinho, sobrariam pouquíssimos em quem votar...
continuemos na torcida pra q nosso povo acorde,
deixe de olhar só pra sí, de pensar nos próprios
interesses e vote em quem realmente possa mudar o nosso país...

SERGIO BUCCO disse...

Muito grato por ter a pachorra de escrever neste espaço de comunicação!
Tua fala vai na linha da concordância...
Só para complementar tuas observações, temos que superrar a idéia do sebastianismo da "volta do salvador da pátria". Pois na maioria el pueblo espera que o poder público faça todas as etapas. Penso que se as Administrações apenas mediarem o processo de desenvolvimento já estará de bom tamanho. Abjçs!!!