terça-feira, 29 de junho de 2010

AS CIDADES SÃO INSUSTENTÁVEIS

As cidades que tanto fascínio exercem sobre as pessoas, caminham para o caos, para a loucura, para a insustentabilidade. Pois as cidades, mesmos as mais pequenas, não conseguem dar conta de resolver os problemas tão básicos como o esgoto, a questão dos resíduos domésticos, dos resíduos industriais, dos resíduos resultantes da prestação de serviços (como postos de combustíveis, oficinas mecânicas, restaurantes, etc), do aspecto visual, dentre outros.

As cidades para as quais convergem tantas pessoas, não conseguem oferecer Trabalho, Moradia, Urbanização, Educação acessível, espaços de Lazer, Ar limpo, Água pura, Alimentação saudável, Saúde... a todos os seus moradores.

As cidades que são encarregadas de incluir os excluídos do campo, se tornam depóstos desumanos, aglomerados de gente, formigueiros humanos, espaços de habitações subhumanas, de favelas, de marginalidade, de desocupados e por conseguinte de violência...

Ah, as cidades, com suas luzes, com seu brilho, com as suas ofertas nada baratas, com seus atrativos, com suas artes, com o seu ócio nada criativo... Onde tudo é tão custoso, arrastam multidões e depois não sabem o que fazer com elas!

É possível que as pequenas cidades possam se estrutrurar, resolverem seus problemas, atenderem suas demandas e oportunizarem vida de qualidade a seus cidadãos e suas cidadãs. Mas os grandes aglomerados urbanos, as metrópoles e as megalópoles, não oferecem ersperança aos homens e mulheres que compõem o seu Povo! Rousseau em sua obra Emílio ou da Educação, já no século XVIII, chamava a cidade de 'formigueiro humano' e a via como 'perniciosa' à formação humana. Quanto mais para nela permanecer, se desenvolver, viver! Elas realmente não têm sustentabilidade!

2 comentários:

lucy da silva disse...

Sérgio, não concordo totalmente com o teu artigo.
Temos em ambos, na cidade e no campo, vantagens e desvantagens.
Vejamos: na cidade temos poluição de várias formas,temos aglomeração, trânsito louco, etc...
em compensação temos os melhores colégios,faculdades,teatros, concertos musicais, bibliotecas, cinemas, acesso aos melhores hospitais, etc...
no campo temos tranquilidade, paz de espírito, temos identidade, etc...
mas não temos uma saúde de qualidade e acesso fácil aeventos culturais...
por esse motivo são necessários o campo e as cidades... cada um com suas vantagens e desvantagens... ambos fazem parte e estão diretamente ligados à nossa evolução...
bjs...
Cy

SERGIO BUCCO disse...

Penamente de acordo com tua discordância... Kkkk!!! Acontece que o que me move a escrever é a inconformidade com a realidade criada, pensada, planejada, desenvolvida ao longo do processo da Revolução Industrial. E agravada nos últimos 50 anos com a Revolução Verde (que bem poderia se chamar "Revolução Marrom" ou de "Morte"!). E piorada ainda mais com a chamada Biotecnologia e o Agranegócio. Não que sejamos contra as conquistas e possibilidades de realização da Ciência. Mas o que fazem com elas... O apropriar-se por alguns que usam as conquistas científicas como propriedade privada para dominar, explorar e marginalizar a maioria.